Presidente da SERJUS-ANOREG/MG participa do V Encontro Estadual do Recivil

Caeté (MG) - A abertura do V Congresso Estadual dos Registradores Civis de Minas Gerais promovido pelo Recivil foi realizada na noite de sexta-feira, dia 10 de setembro, com uma bela cerimônia que contou com cerca de 700 participantes, no Hotel Fazenda Tauá, em Caeté (MG).
 


Mesa solene de abertura do V Congresso Estadual

 

Além de congressistas que vieram de todas as regiões do Estado, o evento ainda recebeu o chefe de gabinete do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, Roberto Brant, que representou o corregedor geral Antônio Marcos Alvim Soares, o defensor público Eduardo Cirino, além de representantes das entidades de classe dos estados de Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul, que também prestigiaram o evento.

A mesa de abertura teve a presença do presidente do Recivil, Célio Vieira Quintão; do presidente da Arpen-BR, Paulo Risso; do presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar; do presidente da Serjus-Anoreg/MG, Roberto Dias de Andrade; da vice-presidente da Arpen-RS, Nelda Piovesan e do diretor do banco Bradesco – patrocinador oficial do Congresso - Almir Rocha e do deputado federal Miguel Martini.
 


Mais de 700 pessoas participaram da abertura do Congresso
 

Em seu discurso de boas vindas, o presidente do Recivil, Célio Vieira Quintão, quebrou o protocolo e convidou todos os funcionários do Sindicato para subirem ao palco, em homenagem ao trabalho feito no Sindicato e na organização do Congresso.

“É com muita alegria que realizamos anualmente este evento, que é uma oportunidade para o debate e discussão em torno dos diversos assuntos de interesse dos notários e registradores do Estado, além de ser também uma excelente ocasião para a integração de todos os colegas mineiros”, disse Célio, que logo em seguida convidou para subir ao palco o registrador de Matias Barbosa e membro do Conselho Fiscal do Recivil, César Roberto Fabiano Gonçalves.
 


O presidente do Recivil, Célio Vieira Quintão, homenageou os funcionários do Sindicato
 

O Oficial lembrou o aniversário de cinco anos que os projetos sociais do Recivil comemoram este ano e convidou o pastor Pierre Perensin para falar um pouco sobre a importância de iniciativas sociais na vida das pessoas.

“Estou desenhando projetos e procurando empresas que fazem ações sociais e estou encantado com o trabalho do Recivil. Vocês conseguem transformar os sonhos em realidade”, disse o vice-presidente da Ordem dos Pastores Batista de Minas Gerais, exemplificando o trabalho feito pelo Recivil em prol dos quilombolas, e lembrando as dificuldades que passou na infância e adolescência como menino de rua. “Vocês são exemplo para o Brasil e para muitas organizações do mundo. Aqui está surgindo o Recivil de responsabilidade social”, completou Pierre.

Em seguida, foi a vez do presidente da Arpen-BR, Paulo Risso, fazer seu discurso enfocando no trabalho que vem fazendo à frente da entidade nacional e a luta na defesa dos registradores civis do país. “Temos que trabalhar para proteger a nossa profissão e o serviço que tão bem prestamos há séculos. Não é à toa que outros países tentam copiar o nosso sistema. Na semana passada estive em Brasília discutindo a implantação do nosso sistema de registro civil no Haiti. Isso significa que somos respeitados e valorizados também lá fora. No congresso do Recivil do ano passado, divulgamos aqui a pesquisa feita pelo Instituto Datafolha onde fomos avaliados como a segunda instituição com maior credibilidade perante a sociedade”, disse Risso.
 


Paulo Risso enfatizou o trabalho que ele vem fazendo à frente da Arpen-BR
 

O presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, lembrou das dificuldades e ameaças que os registradores e notários de todo o Brasil estão sofrendo, principalmente, pelo Conselho Nacional de Justiça. Ele ainda enfatizou a necessidade de representação da classe. “Nós precisamos de representantes em Minas Gerais e no Brasil. Vamos fazer a diferença”, disse.

O mesmo discurso foi adotado pelo presidente da Serjus-Anoreg/MG. Segundo ele, os cartórios mineiros estão numa encruzilhada. “De um lado os cartórios estão investindo em informatização, modernização e qualificação dos funcionários e de outro lado da encruzilhada está o fim da nossa atividade, por meio de projetos que tiram serviços das mãos dos cartórios”, lembrou Roberto Dias de Andrade. “Queremos exercer nossa atividade com dignidade e respeito. A palavra de hoje é união e reflexão”, concluiu.
 


Para o presidente da Serjus-Anoreg/MG os cartórios mineiros estão numa encruzilhada
 

Já a vice-presidente da Arpen-RS, Nelda Piovesan, enfatizou a importância dos registradores civis na vida das pessoas e de toda a comunidade, e falou um pouco sobre algumas conquistas realizadas no Rio Grande do Sul, como o fundo de compensação, a renda mínima e o registro de veículos automotores. “É um serviços respeitado por toda a sociedade gaúcha e me orgulha muito por isso”, afirmou Nelda.

O deputado federal Miguel Martini também se pronunciou durante a abertura do evento. Martini lembrou a luta dos registradores civis, principalmente do presidente licenciado do Recivil, Paulo Risso, pela aprovação da Lei que garantiu o ressarcimento dos atos gratuitos. “Quem tinha peito para ir a tribuna defender vocês? O primeiro fui eu, porque não sou movido à opinião pública, sou movido a bandeiras que valem a pena levantar”, disse o deputado, lembrando ainda dos 27 meses de trabalho gratuito que foram ressarcidos depois da aprovação da Lei 15.424/04.
 


A luta a favor dos registradores civis mineiros foi lembrada pelo deputado federal Miguel Martini em seu discurso
 

Finalizando os discursos de abertura, o presidente do Bradesco, Almir Rocha, enfatizando o papel exercido pelos notários e registradores. “É a partir dos registros nos cartórios que garantimos a legalidade nas relações da sociedade e permitimos a legitimidade das instituições”, explicou.
 


O diretor do banco Bradesco Almir Rocha também fez seu discurso durante a abertura do evento
 

Homenagem Amigos do Recivil 2010

Pelo quarto ano, o Recivil homenageou algumas pessoas que de alguma forma contribuíram ou contribuem para o crescimento, desenvolvimento e valorização da classe dos registradores civis.
 


O diretor Regional José Thadeu Machado Cobucci recebeu a homenagem Amigos do Recivil 2010

Este ano, foram agraciados com a homenagem “Amigos do Recivil 2010” o chefe de Gabinete do Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Roberto Brant Rocha, o Diretor Regional José Thadeu Machado Cobucci, as instrutoras dos Cursos de Qualificação – Módulo Notas, Edna Aparecida Fagundes Marques e Karina Santana Pinheiro, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Rafael Thomaz Favetti, e a delegada Geral do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Alessi Machado Rogedo. Estes dois últimos não puderam comparecer ao evento e receberão as homenagens posteriormente.
 


O chefe de Gabinete do Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Roberto Brant Rocha, também foi homenageado durante o evento
 

A Oficiala Edna Aparecida Fagundes Marques ficou bastante lisonjeada com a homenagem e falou sobre sua trajetória voltada ao registro civil. “Como é que eu, nascida em Santo Antônio dos Campos, distrito de Divinópolis, poderia imaginar que um dia estaria aqui, recebendo esta homenagem de tão respeitada entidade. Acredito que tenha sido pelo fato de ter aprendido com meus pais a “andar direito”, e ter tido a consciência de retribuir ao “povo” a confiança depositada em mim, desempenhando com afinco e amor minha função de Oficiala do Registro civil”, disse Edna em seu discurso.
 


A Oficiala Edna Aparecida Fagundes Marques agradeceu a homenagem

 


Karina Santana Pinheiro recebeu a homenagem pelo trabalho feito como instrutora dos cursos do Recivil

Finalizando a cerimônia de abertura, a banda do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fez uma especial apresentação musical.


Fonte: Site do RECIVIL - 14/09/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.