Ampliado o prazo para a consulta pública sobre a regulamentação da Cota de Reserva Florestal


Para atender uma série de solicitações, o Governo Federal esta ampliando o prazo para consulta pública da regulamentação da Cota de Reserva Florestal para o dia 09 de junho de 2006. Para participar os interessados devem acessar o site do Programa Nacional de Florestas (www.mma.gov.br/pnf).

A proposta da regulamentação da Cota de Reserva Florestal-CRF vem sendo desenvolvida como por iniciativa conjunta dos Ministérios do Meio Ambiente, Fazenda e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e está prevista como uma das formas inovadoras de compensação da Reserva Legal.

A idéia da compensação é bastante simples: um proprietário rural que tenha um déficit de área de reserva legal pode compensar a sua falta por meio de uma área excedente de reserva legal de outro imóvel.

O proprietário que possua área florestal que excede os limites definidos para reserva legal, pode qualificá-la para geração de cota de reserva florestal. Estas cotas, emitidas pelo órgão ambiental competente, podem ser comercializadas com proprietários que tenham déficit de de reserva legal. Isso permite a viabilização de consolidação de áreas já desflorestadas ao mesmo tempo cria um mercado de serviços para recuperação e conservação de florestas.

A regulamentação da CRF tem por objetivo ampliar de forma decisiva os instrumentos disponíveis para viabilizar o cumprimento do dispositivo da Reserva Legal e conseqüentemente de suas funções de conservação.


Fonte: Site do Ministério do Meio Ambiente - 25/05/2006

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.