Novo presidente do TJMG toma posse hoje

Ministros e Governador do Estado já confirmaram presença na solenidade

A posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Hugo Bengtsson, será hoje, dia 26/8, às 17 horas, no Auditório do 1º Tribunal do Júri do Fórum Lafayette – avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto. Às 16 horas, o futuro presidente irá conceder entrevista à Imprensa, também no Fórum Lafayette. As inscrições para a cobertura devem ser feitas pelo e-mail da Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG – ascom@tjmg.gov.br - telefone: (31) 3237-6551. No mesmo dia, às 10 horas, haverá missa em ação de graças, na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, celebrada pelo cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Já confirmaram presença na solenidade de posse o governador Aécio Neves, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nilson Naves, ex-presidente do STJ, e Fernando Gonçalves.

Ao ser eleito, no último dia 20/6, o desembargador Hugo Bengtsson solicitou a “participação, o carinho e a dedicação de todos” em sua gestão. Essa foi a primeira eleição depois da integração da 2ª Instância (fusão dos Tribunais de Justiça e Alçada), que elevou de 60 para 117 o número de desembargadores. Cento e dez desembargadores participaram da sessão do Tribunal Pleno. O desembargador Hugo Bengtsson obteve 92 votos.

Natural de Muzambinho, o desembargador Hugo Bengtsson formou-se pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro – Uberaba, em 1964. Iniciou sua carreira no Ministério Público em 1966, tendo sido promotor em Grão Mogol, Rio Espera e Santa Maria do Suaçuí. Em 1968, passou a integrar a magistratura mineira, tendo atuado como juiz nas comarcas de Ibiraci, Espinosa, Carmo do Rio Claro, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Ingressou no extinto Tribunal de Alçada em 1985 e no TJMG em 28/12/88.

O desembargador Hugo Bengtsson foi vice-presidente e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, bem como 1º vice-presidente do TJMG, quando foi responsável pela superintendência da área judiciária do Tribunal. Atuou também como professor de pós-graduação da Unifenas e como professor assistente da PUC Minas. Ele irá suceder o desembargador Márcio Antônio Abreu Corrêa de Marins, que encerra o mandato de dois anos no cargo de presidente do TJMG. 


Fonte: Site do TJMG - 26/08/2005