Pauta do Plenário inclui PL que prevê loteamentos menores que "módulo rural"


A autorização para redução do tamanho do lote originário de fracionamento de imóveis rurais destinados à agricultura familiar é tema de proposta que poderá ser votada pelo Plenário do Senado no próximo período de esforço concentrado, marcado para ocorrer entre os dias 4 e 6 de setembro.

O Projeto de Lei da Câmara 31/04, altera o Estatuto da Terra (Lei 4.504/64), para permitir o parcelamento de imóveis rurais em dimensão inferior ao chamado "módulo rural", desde que a medida destine-se à agricultura familiar e seja promovida pelo Poder Público. Isso se justifica, pela proposta, graças ao alcance social da medida. Os lotes adquiridos nessa modalidade não poderão ser objeto de desmembramento ou divisão e os beneficiários não poderão ter outro imóvel rural ou urbano.

O módulo de propriedade rural é o tamanho mínimo em que uma propriedade pode ser fracionada, determinado pelo próprio Estatuto da Terra. Esse tamanho varia, sendo determinado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de acordo com as características de cada região ou estado.

 


Fonte: Site do Senado Federal - 17/08/2006

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.