CCJ vota projeto que torna gratuita escritura de imóvel de famílias pobres

O registro da escritura pública do imóvel destinado à residência de família comprovadamente pobre poderá ser gratuito. Esse é o objetivo da proposta de emenda à Constituição (PEC 55/05) do senador José Maranhão (PMDB-PB) que deverá ser apreciada na próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) marcada para quarta-feira (20), às 10h.

Na justificação da matéria, José Maranhão aponta como uma das principais demandas da sociedade brasileira o acesso à moradia digna. O Nordeste, informa o senador, lidera o ranking da carência habitacional no país, com necessidades estimadas de 2,6 milhões de residências.

De acordo com o senador, uma das importantes causas do déficit habitacional no país seria o elevado custo do registro imobiliário, verificado em muitos estados da federação.

"Realmente, se levarmos em conta esse ônus - invariavelmente imposto ao adquirente de imóvel -, e o relacionarmos ao dado segundo o qual aproximadamente 4,5 milhões de famílias possuem renda mensal inferior a três salários mínimos, chegaremos à conclusão de que um dos mais sérios obstáculos à transação de imóveis - e, portanto, ao acesso à moradia - reside, precisamente, na onerosidade do registro dominial, porquanto, não raro, deixam os vendedores de realizar o negócio por não terem, os compradores, condições de promover a transcrição da escritura pública de compra e venda no competente tabelionato", diz José Maranhão.


Fonte: Site do Senado Federal - 15/08/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.