PL 6316/05 garante a prioridade de moradia à população de baixa renda no aproveitamento de imóveis desapropriados


A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei 6316/05, da deputada Socorro Gomes (PCdoB-PA), que garante prioridade à população de baixa renda no aproveitamento de imóveis desapropriados. Segundo o projeto, essa prioridade será dada em caso de demanda por habitações de interesse social.

A proposta altera a lei que estabelece diretrizes gerais da política urbana, conhecida como Estatuto da Cidade (Lei 10257/01). O estatuto prevê a desapropriação, com pagamento em títulos da dívida pública, de imóveis em que o proprietário, após cinco anos de cobrança do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), não tenha cumprido a obrigação de parcelamento, edificação ou utilização do terreno. O estatuto não estabelece, no entanto, que a população de baixa renda terá prioridade de atendimento com as desapropriações.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PFL-RJ). O substitutivo ajusta a redação original do projeto, sem modificar seu mérito.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 


Fonte: Site da Câmara dos Deputados - 14/07/2006

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.