PL 1.801 que prevê correção de erro evidente pelo próprio Oficial é reapresentado na Câmara

 

Com o objetivo de eliminar a burocracia no que se refere à retificação dos registros civis, o deputado Cláudio Magrão (PPS) apresentou à Câmara dos Deputados em agosto passado o Projeto de Lei nº 1.801. O projeto, que prevê a correção de erros evidentes em certidões e outros documentos por parte do próprio oficial de registro civil, já passou por diversas instâncias, recebeu substitutivo pelo relator deputado Marcelo Itagiba (PMDB) e no momento está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Arpen-Brasil - O que prevê especificamente o Projeto de Lei 1.801?

Deputado Cláudio Magrão - Prevê que o próprio oficial de registro civil possa corrigir erros evidentes em certidões e outros documentos.

Arpen-Brasil - O projeto foi apresentado anteriormente e arquivado. A que se deve este arquivamento?

Deputado Cláudio Magrão - O projeto foi arquivado devido ao artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que prevê o arquivamento quando o mandato finda. Como o deputado Dimas Ramalho, autor da primeira proposta, não tomou posse para seu segundo mandato, é normal que ele seja reapresentado por outro membro do partido.

Arpen-Brasil - Em que ocasião ele foi apresentado na primeira vez?

Deputado Cláudio Magrão - Em 2004 (Projeto 3959/2004).

"Não dá mais para as pessoas esbarrarem em burocracia quando o erro é evidente. Nós, legisladores, temos que ajudar a população, facilitando esse processo"

Arpen-Brasil - O que o levou a retomar o projeto do deputado Dimas Ramalho?

Deputado Cláudio Magrão - Em primeiro lugar foi a importância da proposta. Não dá mais para as pessoas esbarrarem em burocracia quando o erro é evidente. Nós, legisladores, temos que ajudar a população, facilitando esse processo. Em segundo lugar, como suplente do colega Dimas Ramalho, acho fundamental voltar à carga com seus projetos, dar continuidade ao seu trabalho, já que são propostas de alto alcance social.

Arpen-Brasil - Houve alguma alteração desde a primeira apresentação?

Deputado Cláudio Magrão - Não, o projeto foi reapresentado na íntegra.

Arpen-Brasil - A que se deve seu envolvimento com este projeto?

Deputado Cláudio Magrão - O próprio Dimas relatou que este projeto era um de seus principais e falou de sua importância. Convencido disso, decidi reapresentá-lo.

Arpen-Brasil - Em sua opinião, o que impediu que o projeto fosse adiante à época?

Deputado Cláudio Magrão - Não temos conhecimento de qualquer força existente no Congresso contrária ao projeto. No entanto, as coisas em Brasília são difíceis e muitas vezes, por motivos alheios à nossa vontade, os projetos se perdem nos escaninhos do Congresso. É preciso voltar à carga sempre.

Arpen-Brasil - Quais são as resistências encontradas atualmente?

Deputado Cláudio Magrão – Bem, reapresentei o projeto há pouco tempo. Por enquanto ainda não encontrei resistência. As coisas demoram a acontecer no Congresso, pois não temos um instrumento como a Medida Provisória, que passa a valer instantaneamente.

Arpen-Brasil - Em que fase o PL 1.801 se encontra?

Deputado Cláudio Magrão - O projeto recebeu em março um parecer positivo por parte do relator, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ). Em seu parecer, o relator indicou que o projeto está dentro da constitucionalidade, juridicidade e que merece aprovação. Esse parecer está agora sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

"Somente em caso de dúvida os autos serão encaminhados ao juiz, que, se achar necessário, mandará distribuir os autos a um dos cartórios da circunscrição para obter mais explicações"

Arpen-Brasil - De que forma o projeto pode melhorar os procedimentos realizados pelas serventias?

Deputado Cláudio Magrão - De acordo com o projeto, caso seja verificado o erro evidente de qualquer natureza, o próprio oficial de registro fará a averbação da retificação à margem do registro, mencionando o número do protocolo, a data da sentença e seu trânsito em julgado. Somente em caso de dúvida os autos serão encaminhados ao juiz, que, se achar necessário, mandará distribuir os autos a um dos cartórios da circunscrição para obter mais explicações. Nesse caso, a retificação será feita com assistência de advogado.

Arpen-Brasil - Quem serão os maiores beneficiados com o projeto? Por quê?

Deputado Cláudio Magrão - Sem sombra de dúvida os mais pobres e com menos estudo serão os maiores beneficiados. É para essa parcela da população que a burocracia é sempre mais cruel.

"Temos que 'descomplicar' para que o país seja cada vez mais viável e atraente"


Arpen-Brasil - Qual a importância da aprovação do PL 1.801 para a sociedade? E para a nação?

Deputado Cláudio Magrão - O procedimento atual tem que ser alterado para facilitar a retificação de documentos que contenham erros evidentes, comprovados por outros documentos. Acho de extrema importância para toda a sociedade acabarmos de vez com qualquer tipo de burocracia inútil, pois esses complicadores podem tornar a vida mais difícil. Hoje as pessoas perdem dias de serviço ou mesmo horas com a família para conseguir fazer um requerimento, protocolar, autuar, remeter e ainda aguardar as audiências. Temos que ‘descomplicar’ para que o país seja cada vez mais viável e atraente.

Clique aqui e acompanhe a tramitação


Fonte: Site da ARPEN-Brasil - 02/05/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.