Penhora Online atinge 690 imóveis em 5 meses

Na última sexta-feira (6/11/2009), o jornal Valor Econômico divulgou dados fornecidos pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo em reportagem intulada Justiça penhora restituição do IR.
Balanço recente demonstra que 690 imóveis foram penhorados desde junho quando começou a funcionar o sistema Penhora Online, desenvolvido pela Arisp em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo.

Essas penhoras foram feitas somente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o primeiro a usar o sistema, mas já solicitaram adesão à Penhora Online os tribunais regionais do trabalho da 2ª região (São Paulo) e da 15ª região (Campinas). E ainda, pretendem usar a Penhora Online os tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso.

Segundo Flauzilino Araújo dos Santos, Presidente da Arisp, a Penhora Online foi idealizada de forma a facilitar a rotina tanto do Judiciário quanto dos cartórios de Registro de Imóveis. Sua operacionalização é semelhante à de um caixa e ela está disponível, gratuitamente, para todos os registradores imobiliários, ainda que não sejam associados da Arisp.

Como nasceu a Penhora Online

A ARISP desenvolveu o sistema de penhora online nos termos das diretrizes indicadas pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, de acordo com normas de caráter processual e registral relativas a essas constrições judiciais e, ainda, com aplicação de elementos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uso de certificados digitais padrão ICP-Brasil, para garantia, autenticidade e validade jurídica.

Regulamentada pelo Provimento CG 6/2009, a Penhora Online possibilita que magistrados e servidores dos ofícios judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo pesquisem online, pela Internet, a existência de bens em nome dos executados, formalizem mandado para inscrição da penhora no Registro de Imóveis competente e obtenham a respectiva certidão. O sistema está em funcionamento desde 1º de junho de 2009, abrangendo todos os ofícios judiciais e os registros de imóveis do estado de São Paulo, de forma a garantir agilidade e efetividade às ações de execução.

A Penhora Online atende a proposta de evolução do Direito Processual mediante o uso da Internet nas comunicações de atos judiciais com rapidez e segurança por meio do acesso com uso de certificado digital. Segundo o presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos, “todos os cartórios de Registro de Imóveis do estado de São Paulo possuem certificados digitais, o que proporciona grande celeridade nos trâmites com a Justiça e no atendimento à população”.


Fonte: Boletim i-Registradores n.º 25 - 11/11/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.