Parecer do MP Federal é pela constitucionalidade do § 2º do Art. 66 do ADCT

Ministério Público Federal em parecer exarado no Recurso Especial n. 1.012.269/MG de 06/05/2008, que discute a prévia anulação dos Atos de Delegação editadas pelo Governador de Estado com fundamento no Artigo 66, § 2º, do ADCT da Constituição Estadual no período de 1988 a 1994, entendeu que o § 2º do artigo 66 do ADCT da Constituição Estadual de Minas Gerais, não padece de manifesta inconstitucionalidade, na medida que confere titularidade em cartórios de notas e registro a quem não se submeteu a concurso.

A Lei n. 13.724/00, que regulamenta o § 2º do art. 66 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado, lei esta revogada, não padece de vício já que visou atender a determinada situação isolada e específica, de caráter transitório, seus efeitos tem repercussão limitada, relativa a servidores que exercem a função notarial e de registro por mais de 15 anos, adquirindo neste período capacidade e experiência para exercerem suas funções.

- Íntegra do parecer. *

* Este arquivo está no formato PDF, é necessário o programa Acrobat Reader para visualizá-lo, caso não tenha este programa clique aqui para baixá-lo(tamanho do programa 16 MB).


Fonte: Departamento Jurídico da SERJUS-ANOREG/MG e MP Federal - 16/05/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.