Parecer da CGJ-MG pela impossibilidade de implantação de postos de registro de nascimento em maternidades

Diante do Projeto de Lei 2237/07, do deputado federal Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ), que torna obrigatória a instalação de postos de registro civil em hospitais e maternidades, o Recivil realizou uma consulta a Corregedora Geral de Justiça de Minas Gerais para obter esclarecimentos sobre o assunto, embora já manifestada anteriormente pela impossibilidade.

De acordo com o art. 43, da Lei Federal n° 8.935, "cada serviço notarial ou de registro funcionará em um só local, vedada a instalação de sucursal". Desta forma, a Corregedoria entende que a implantação de postos de registro civil em hospitais e maternidades opõe-se às normas legais.

- Íntegra do parecer. *

*
Este arquivo está no formato PDF, é necessário o programa Acrobat Reader para visualizá-lo, caso não tenha este programa clique aqui para baixá-lo(tamanho do programa 16 MB).


Fonte: Site do RECIVIL - 16/06/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.