Padronização de serviços de cartórios recebe apoio de grupo interministerial

A proposta de padronização dos serviços dos cartórios extrajudiciais foi apresentada nesta quinta-feira (19/03) pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, a um grupo interministerial reunido no Ministério da Justiça em Brasília. Segundo o ministro, a ênfase do projeto, coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça, está na segurança dos procedimentos dos cartórios de registro civil.

O ministro relatou o desenvolvimento do Sistema Integrado Nacional de Registro Civil (Sirc), que objetiva ampliar o acesso da população ao registro civil e, ao mesmo tempo, proporcionar a segurança dos registros. A expectativa da Corregedoria Nacional de Justiça é evitar a ocorrência de fraudes que são denunciadas, como, por exemplo, a troca de identidade com o objetivo de burlar benefícios previdenciários e outras vantagens.

O grupo interministerial, que se reuniu nesta quinta-feira, irá apresentar propostas à Corregedoria Nacional sobre o tema em novo encontro na próxima semana, a ser realizado na sede do Conselho Nacional de Justiça.


Fonte: Site do Conselho Nacional de Justiça - 19/03/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.