Novos projetos de modernização de cartórios chegarão a Sergipe

Propostas serão apresentadas a notários e registradores sergipanos, durante encontro da Anoreg-BR.

Novos projetos e propostas da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) para a modernização dos cartórios chegarão a Sergipe. Iniciativas implantadas com sucesso em outros estados brasileiros, como a Certificação Digital, o Cartório Eletrônico e o Comven, serão apresentados aos notários e registradores sergipanos, durante Encontro Descentralizado da Anoreg-BR, que será realizado entre os dias 13 e 14. “São projetos que trazem um benefício direto à sociedade, pois trazem mais celeridade aos serviços, facilitando o acesso direto à cidadania”, disse o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar.

Dentre as ações que serão apresentadas, destaque para o Comven, um sistema que permite que a comunicação de venda de veículos ao Detran seja feita on-line, em tempo real, sem que o cidadão precisa se deslocar. O sistema já opera com sucesso em Minas Gerais e no Rio Grande no Norte e deve ser implantado, gradativamente, em todas as unidades da Federação. A comunicação de venda é obrigatória para a efetivação da transferência de veículos e exime o antigo proprietário do bem de eventuais responsabilidades (fiscal, civil, criminal ou administrativa).

“O Comven traz mais celeridade ao processo de comunicação de venda, pois o cidadão tem a possibilidade de sair do cartório com o processo já finalizado, sem precisar enfrentar filas ou burocracia”, explica Bacellar.

Os notários e registradores sergipanos devem conhecer também o sistema de Certificação Digital. O projeto permite que os cidadãos obtenham em cartório cópias autenticadas de escrituras de imóveis, contratos registrados, certidões de nascimento, de casamento ou óbito, carteiras de identidade e de motorista. Essas cópias eletrônicas podem ser impressas ou enviadas pela internet, com autenticidade garantida.

Outro projeto da Anoreg-BR que os cartórios sergipanos conhecerão é o Cartório 24 horas, sistema que permite que qualquer cidadão solicite certidões de um dos cartórios que fazem parte do sistema pela internet. A iniciativa proporciona comodidade, rapidez e segurança à população, eliminando o custo com desperdício de tempo e deslocamento.

Encontro Descentralizado Anoreg
Data: 13 e 14 de agosto
Local: Tribunal de Justiça, Escola de Magistratura


Fonte: Assessoria de Imprensa Anoreg-BR e Centro de Notícias  - 13/08/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.