Novo serviço de emissão de Cadastro Rural é utilizado por 1,3 milhão de proprietários

Cerca de 1,3 milhão de detentores de imóveis rurais de todo o Brasil utilizaram o novo serviço disponível no portal do Incra para emitirem o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2006-2009 via internet. Do total de 1,6 milhão de emissões de CCIR efetuado nos primeiros 45 dias de atualização do cadastro, 79,7% ocorreram via internet, com acesso direto do detentor e sem a necessidade de atendimento pela Rede Nacional de Cadastro Rural.

Outros 322 mil CCIRs foram emitidos diretamente no Incra e nas Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), vinculadas às prefeituras. Desde 14 de dezembro de 2009 está disponível no site do Incra o edital que permite atualizar o cadastro.

Com a emissão do documento e o conseqüente pagamento da Taxa de Serviços Cadastrais impressa no CCIR, foram arrecadados cerca de R$ 16 milhões, depositados diretamente na Conta Única da União. O pagamento da Taxa de Serviços Cadastrais é o que torna válido o CCIR.

De acordo com o presidente do Incra, Rolf Hackbart, o grande volume de acesso demonstrou que a emissão pela Internet se mostrou viável e bem sucedida, inclusive em locais onde o acesso à rede mundial de computadores é geralmente considerado limitado, como na região Norte do país. Em Roraima, por exemplo, 99,4% das emissões de CCIR foram realizadas pela rede de computadores. O mesmo aconteceu no Amapá, com 98% de emissões pelo detentor, via Internet.

O que é CCIR

É um documento indispensável para transações imobiliárias, como compra e venda de imóveis rurais, e para tomada de empréstimos junto aos bancos. Por meio dele, os órgãos oficiais confirmam que o imóvel está cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).

O Sistema Nacional de Cadastro Rural é um instrumento fundamental para conhecer a estrutura fundiária do País. Suas informações servem para classificar os imóveis rurais em pequenos, médios e grandes, bem como para monitorar o uso e a titularidade do imóvel rural, verificar o cumprimento da função social, controlar a aquisição de terras por estrangeiros, além de combater a grilagem de terras e o trabalho análogo ao escravo.

Para checar a veracidade do CCIR apresentado pelo contribuinte, cartórios, bancos, tribunais de contas, previdência social, entre outras instituições, têm à disposição outra ferramenta publicada no Portal do Incra, a "Consulta de Autenticidade do CCIR", que tem por objetivo evitar a falsificação do documento.


Fonte: Site do INCRA - 03/02/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.