Novo serviço de comunicação de venda de veículos começa no dia 11 de fevereiro!

 

Os mineiros passam a contar, a partir do dia 11 de fevereiro, com um novo serviço prestado pelos notários e registradores que vai garantir maior segurança jurídica às transações de compra e venda de veículos automotores, através da adoção do COMVEN - Comunicação em Tempo Real de Venda de Veículos. Fruto de acordo de cooperação técnica entre a FEBRANOR, o DENATRAN, a Anoreg-BR, a Serjus-Anoreg/MG e a Autenticis - empresa especializada em certificação digital.

A frota em Minas hoje é estimada em mais de 5,5 milhões de veículos, com uma média anual de 1,6 milhão de transações. O COMVEN é destinado a proporcionar ao vendedor do veículo a alternativa rápida e eficaz para cumprir com a exigência legal de comunicar a transação ao DENATRAN. Em todo o Brasil, o serviço tem como alvo mais de 14 milhões de transações de venda de veículos.

Até agora o vendedor era obrigado, após o reconhecimento da firma no documento de transferência do veículo, junto ao cartório de notas, a se deslocar até ao DETRAN, no prazo de trinta dias, para informar a venda do veículo, e ficava sujeito a uma série de problemas jurídicos em função da não conclusão legal da transação. Esta comunicação vai passar a ser feita on-line, em tempo real e pela Internet, no próprio cartório onde foi feito o reconhecimento da firma.

A taxa única para o vendedor do veículo será de R$ 53,16, inclusas todas as despesas e impostos incidentes sobre o serviço. Desse valor, uma parcela será repassada para o cartório de notas, outra para o de títulos e documentos, que fará o registro da transação, e outra vai remunerar a operacionalização do sistema.

Os procedimentos técnicos e os detalhes de adesão ao serviço foram apresentados em reunião realizada nesta quarta-feira, na sede da Serjus-Anoreg/MG, coordenada pelo vice-presidente da Entidade, Carlos Fagundes Amaral representando o presidente, Roberto Andrade, e que contou com as presenças das direções da Serjus-Anoreg/MG, da Anoreg-BR, do Recivil, da Autenticis e de cerca de 70 notários e registradores de várias regiões de Minas.

O presidente da Anoreg/BR, Rogério Portugal Bacellar, apresentou o novo serviço como uma excelente oportunidade para a categoria ampliar a carteira de serviços que presta à sociedade, bem como se preparar tecnologicamente para novas atribuições que poderão vir a ser delegados aos cartórios de todo o país.


Rogério Portugal Bacellar (Presidente da Anoreg/BR)

Rogério Bacellar disse que ao tomar conhecimento do projeto empenhou-se em formalizar a participação dos notários e registradores por entender que este é mais um importante passo para o fortalecimento da categoria.


Paulo Risso, Vanuza Arruda, Rogério Barcelo, Márcio Lieberman

A presidente do Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Minas Gerais e diretora da Serjus-Anoreg/MG, Vanuza Arruda, avalia como extremamente positivo o projeto e acredita na maciça adesão dos tabelionatos de registro de títulos e documentos ao COMVEN, justamente por ampliar a carteira de serviços e por possibilitar maior prestação de serviços à comunidade.

Mesma avaliação foi feita pelo presidente do Recivil, Paulo Risso, que recebeu a proposta como uma oportunidade para a abertura de nova gama de serviços para as serventias de registro civil, com serviços de notas.

Segurança jurídica

A absoluta segurança jurídica nas transações de compra e venda de veículos automotores é uma grande conquista dos vendedores que optarem pelo COMVEN, apontou o diretor do projeto Márcio Lieberman, ao apresentar as  características técnicas e legais do novo serviço. "Pela comunicação instantânea da venda, o proprietário vendedor fica livre de qualquer responsabilidade civil, administrativa, criminal ou fiscal com relação à venda do veículo", afirma Lieberman.


Márcio Lieberman (Diretor do projeto)

Apesar de operar um sistema que permitirá ao escrevente acessar o banco de dados do DENATRAN e realizar a comunicação, esta operação será realizada em apenas cinco segundos, instantaneamente, garantem os técnicos.

As adesões dos titulares dos tabelionatos de Notas e de Títulos e Documentos poderão ser feitas pelo telefone (31) 3957-0008 ou no seguinte site: www.comven.com.br/cartorios.

- Outras informações.

Para aderir ao sistema, o cartório precisa apenas ter acesso á internet e adquirir o "Kit COMVEN" - composto pelo certificado digital, do material de divulgação, suporte técnico, e o CD de treinamento.


Fonte: Assessoria de Imprensa SERJUS - 24/01/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.