Hugo Bengtsson foi eleito presidente do TJMG

A posse do novo presidente será em agosto, quando encerra o mandato de Corrêa de Marins

Ao ser eleito, no último dia 20/6, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador Hugo Bengtsson solicitou a “participação, o carinho e a dedicação de todos” em sua gestão. Essa foi a primeira eleição depois da integração da 2ª Instância (fusão dos Tribunais de Justiça e Alçada), que elevou de 60 para 117 o número de desembargadores. Cento e dez desembargadores participaram da sessão do Tribunal Pleno. O desembargador Hugo Bengtsson obteve 92 votos. Ele toma posse na segunda quinzena de agosto, em data a ser agendada.

Natural de Muzambinho, o desembargador Hugo Bengtsson formou-se pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro – Uberaba, em 1964. Iniciou sua carreira no Ministério Público em 1966, tendo sido promotor em Grão Mogol, Rio Espera e Santa Maria do Suaçuí. Em 1968, passou a integrar a magistratura mineira, tendo atuado como juiz nas comarcas de Ibiraci, Espinosa, Carmo do Rio Claro, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Ingressou no extinto Tribunal de Alçada em no TJMG em 28/12/1988.

O desembargador Hugo Bengtsson foi vice-presidente e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, bem como 1º vice-presidente do TJMG, quando foi responsável pela superintendência da área judiciária do Tribunal. Atuou também como professor de pós-graduação da Unifenas e como professor assistente da PUC Minas. Ele irá suceder o desembargador Márcio Antônio Abreu Corrêa de Marins, que encerra, em agosto, o mandato de dois anos no cargo de presidente do TJMG.


Fonte: Site do TJMG - 08/07/2005