Balanço dos mutirões de documentação reúne 10 municípios mineiros

 

Nesta quinta-feira (26), ocorre em Simonésia (MG) um balanço das atividades do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, pelo qual foram realizados neste ano mutirões em 10 municípios do estado. Serão discutidos os resultados, as demandas e os projetos dos municípios atendidos pelo programa, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Devem participar do encontro em Simonésia prefeitos e vereadores. Também estarão representados no encontro o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT/MG), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Minas Gerais (Fetaemg) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf).

Segundo o delegado federal do MDA/MG, Rogério Correia, o balanço trará vantagens na avaliação dos mutirões, pois permite que autoridades e representantes de entidades compartilhem informações e solicitações relativas às necessidades locais e regionais do estado. “O balanço foi uma idéia da própria Delegacia do MDA/MG. Ele contribui na compreensão do desempenho dos mutirões, uma vez que muitas vezes não é possível conhecer todas as demandas locais”, disse.

No encontro, também serão discutidas questões relativas ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além das ações de reordenamento agrário e de crédito fundiário, que auxiliam o agricultor familiar no desenvolvimento de sua produção e na aquisição de terras.

Ação do Ppigre

Os mutirões disponibilizam serviços para a obtenção de Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre outros documentos. São coordenados pelo Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA).

 

Fonte: Site do Ministério do Desenvolvimento Agrário - 25/07/2007

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.