Seu nome causa constrangimento? A mudança pode não ser complicada!

Apesar de nunca terem sido contabilizados – e esta seria uma boa estatística que os cartórios de Registro de Nascimento poderiam fazer –, não são raros os casos de pessoas que passam a vida inteira se queixando do nome que seus pais lhe impuseram ao nascer. Alguns são uma verdadeira afronta à auto-estima do cidadão e, na maioria das vezes, provocam situações constrangedoras.

Em alguns casos os nomes extrapolam o bom senso e chegam a ter uma conotação pejorativa. Há ainda aqueles tipicamente masculinos empregados para denominar uma pessoa do sexo feminino, e vice-versa. Para esses casos, tanto o antigo como o novo Código Civil permitem a mudança de nomes.

“Chamada de ação de retificação de assento, o processo é rápido e a prova é a demonstração de irresignação da pessoa, o nome impróprio e testemunhas que presenciaram situações constrangedoras”, afirma o advogado Angelo Carbone, de São Paulo. Ele observa que "a alteração é feita por meio de uma sentença proferida por um juiz". A pessoa escolhe o nome pelo qual gosta de ser chamada.

Segundo Carbone, o pedido de mudança de nome pode ser feito em qualquer momento da vida e deve ser visto como uma forma de melhorar a auto-estima dessas pessoas. Traduz, sempre, uma mudança de postura diante da vida, conclui.

Se este for o seu caso:

1. Escolha um profissional de sua confiança e que seja especializado nessa área (Vara de Registros Públicos);

2. Reúna os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, prova de residência e certidões dos cartórios de distribuição civil, criminal e protestos;

3. Consiga duas testemunhas que presenciaram alguma situação jocosa que tenha ocorrido em razão do seu nome;

4. Se for o caso, junte também, documentos que provem que você é tratado como mulher quando na verdade é um homem ou vice-versa;

5. Proposta a ação, o juiz e o promotor, vão avaliar o problema e ao final vão deferir a pretensão, se houver relevância, determinando a alteração do nome no Cartório de Registro Civil.

Veja nomes curiosos que já passaram por processos judiciais:

Himeneu Casamentício, Carabino, Segunda Distração, Naída Navinda Navolta, Pália Pélia Pólia Púlia, Rocambole, Farmácio, Zorro, Shampoo, Sovaco, Adafanestor, Dântrio, Genésimo, Oquilésio, Ramono, Abilésio, Adafanestor,Cânhamo, Detrufoide, Emilérsio, Rúgilo, Zímbrio, Gigle, Holofontina, Novifundio, Pretextata, Rodela, Auristálio, Benésimo, Henriquíssimo, Jotacá, Libertino, Lindulfo, Mijarina e Mimaré.


Fonte: Site do Espaço Vital Notícias Jurídicas - 21/06/2005