Jucemg adota selo da Casa da Moeda contra falsificação

 

Garantir a autenticidade e confiabilidade dos documentos oficiais e de valor jurídico certificados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) é o objetivo do lançamento, nesta terça-feira (7), do papel e selo da Casa da Moeda. O novo modelo passa a ser adotado na emissão de certidões e autenticação de documentos sob a guarda da autarquia.

Segundo o presidente da Jucemg, Ayres Mascarenhas, essa é mais uma garantia contra diferentes tipos de fraudes que ameaçam empresas e cidadãos. Atualmente, as certidões expedidas pela Junta Comercial são impressas em papel comum A4, o mesmo acontecendo com as etiquetas utilizadas para autenticação das cópias de atos arquivados, o que facilita as falsificações.

O surgimento e a sofisticação de técnicas de adulteração de documentos que, com freqüência, esbarram na Justiça, apontaram para a necessidade de se incorporar elementos de segurança às certidões emitidas e aos atos arquivados contra a ação dos fraudadores.

Entre os itens de segurança do papel da Casa da Moeda estão imagem latente, fundo invisível fluorescente, fundo numismático em efeito íris, tinta invisível reativa a luz ultravioleta e tintas sensíveis a atrito. O selo de segurança apresenta imagem latente, fundo invisível fluorescente reagente à luz ultravioleta e tintas invisíveis de segurança com texto reagente a erradicadores químicos, entre outros itens, além de serem numerados para controle interno da autarquia.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais tem sob sua guarda documentos de 1 milhão e 750 mil empresas. A autarquia processa e arquiva, por mês, 18 mil atos relativos à vida empresarial mineira, entre novas constituições, alterações contratuais, extinções, fusões e incorporações de empresas. A partir de 2006, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda, adotou a tecnologia digital no processamento de documentos e vem investindo na digitalização de um arquivo que remonta ao ano de 1893 e reúne perto de 7 milhões de documentos.

O lançamento do papel e do selo de segurança da Casa da Moeda faz parte das comemorações dos 114 anos da autarquia. A programação inclui ainda palestras técnicas para os servidores e a inauguração do retrato do advogado e ex-presidente Marcos Tito, na Galeria dos ex-presidentes.

 

Fonte: Site do Governo do Estado de Minas Gerais - 06/08/2007

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.