Registradores de imóveis manifestam-se sobre o novo código florestal

Nota técnica enviada ao Congresso Nacional defende a manutenção da reserva legal nas matrículas dos imóveis rurais

A Associação dos Registrados Imobiliários de São Paulo (Arisp) encaminhou ao Congresso Nacional nota técnica relacionada ao Projeto de Lei nº 1.876, de 1999, que altera o Código Florestal. A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados e tramita, em caráter conclusivo, no Senado Federal. Os registradores posicionam-se contrários à retirada da averbação da reserva legal florestal das respectivas matrículas dos imóveis rurais.

De acordo com o artigo 19 do texto aprovado na Câmara dos Deputados, a reserva legal florestal será "registrada junto ao órgão ambiental competente por meio de inscrição no Cadastro Ambiental Rural".

A nota é assinada pelo oficial do Registro de Imóveis de Araçatuba (SP) e diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Arisp e do IRIB, Marcelo Augusto Santana de Melo, e pelo 1º Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de São Paulo; presidente da Arisp e diretor de Tecnologia do IRIB, Flauzilino Araújo dos Santos.

"Caso o projeto não seja aprimorado no Senado Federal quanto ao controle de reservas legais florestais no Brasil, por meio da publicidade do registro de imóveis, o sistema entrará em colapso, porque as autoridades ambientais não têm estrutura e mecanismos para fiscalizar as propriedades rurais sem reserva", argumentam.

Íntegra da nota técnica.


Fonte: Boletim Eletrônico IRIB - Nº 4087 - 21/07/2011.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.