Irib inaugura coluna de prestação de serviços no Guia Qual Imóvel


Considerado referência em direito imobiliário e registral na América latina, o Irib, Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, reafirma sua função de difundir conhecimentos e informações junto ao público, firmando parceria com o Guia Qual Imóvel.

A partir do próximo mês, o Irib publicará uma coluna de prestação de serviços, que visa esclarecer dúvidas sobre compra, venda e registro de imóveis, regularização urbana e rural, escrituras, contratos, cuidados na documentação, segundo as Normas de Direito Imobiliário.

A coluna mensal esclarecerá as dúvidas mais freqüentes do consumidor no momento de adquirir um imóvel, seja novo ou usado, na planta ou em loteamento e condomínio fechado, além de abordar temas recorrentes como doação, usufruto, inventário e usucapião, entre outros. Lembrando o antigo ditado popular “quem não registra não é dono”, o Irib pretende fornecer uma guia de cuidados legais, baseado nos procedimentos jurídicos corretos, para que o leitor faça uma boa compra de seu imóvel, cercado de toda a segurança jurídica almejada.

A coluna recebe o aval do presidente do Irib, Sérgio Jacomino, doutor em Direito pela Unesp e registrador do 5o Oficial de Registro de Imóveis da Capital/SP, especializado em Direito Imobiliário, que vem ministrando palestras no Brasil, Europa e América Latina, dedicando-se a promover o constante aprimoramento e atualização das técnicas e práticas registrais. Jacomino tem diversos livros publicados sobre o assunto e escreve artigos em todos os periódicos editados pelo Irib, sendo coordenador editorial das publicações da entidade.

Atuação do Irib – Entidade representativa de âmbito nacional, fundada em 1974, o Irib congrega mais de 2 mil registradores imobiliários de todo Brasil, e tem por objetivo desenvolver, pesquisar e fomentar estudos em torno dos procedimentos e normas jurídicas do Direito Registral Brasileiro, divulgando e aperfeiçoando as técnicas atualmente utilizadas. A organização também se dedica a assessorar e dar subsídios a autoridades, profissionais do Direito e público em geral, sobre assuntos referentes ao registro de imóveis.

Serviço: Visite o site www.irib.org.br, considerado a principal referência em Direito Imobiliário da América Latina e hospeda Biblioteca Virtual que serve de fonte de informações sobre doutrina e jurisprudência aos profissionais do Direito.

(Revista Guia Qual Imóvel, seção Documentação, Jan/2006).

 

Fonte: Boletim Eletrônico do IRIB n. 2246 - 10/01/2006