INCRA/MG publica três relatórios para regularização de áreas quilombolas

Três comunidades quilombolas de Minas Gerais tiveram Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID) aprovados este mês pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Minas Gerais (Incra/MG). Os editais publicados nos dias 9, 13 e 17, regularizam as áreas das comunidades de Machadinho, Marques e Mangueiras, respectivamente. Agora, os proprietários de terras nas áreas reivindicadas têm até 90 dias para contestar os relatórios após serem notificados.

No total, a área das três comunidades somam 2,5 mil hectares. A comunidade de Machadinho, com 2,2 mil hectares, está localizada em Paracatu. A de Marques, que fica entre os municípios de Carlos Chagas e Teófilo Otoni, ocupa 330 hectares. Mangueiras, localizada em um bairro de Belo Horizonte, ocupa 20 hectares.

Os relatórios são necessários aos processos de regularização dos territórios de comunidades quilombolas, realizados pelo Incra desde 2003 de acordo com o Decreto 4.887/03. Atualmente, o Incra/MG conduz 110 processos de regularização de territórios quilombolas.

O RTID é composto por seis peças, entre elas o laudo antropológico e a identificação de propriedades na área. Após possíveis contestações, o Incra publica portaria de reconhecimento e dá início aos processos de aquisição das propriedades.


Fonte: Site do INCRA - 18/03/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.