Incra/MG descentraliza cadastro rural para 70 prefeituras

A partir do próximo mês, 70 prefeituras poderão acessar Sistema Nacional de Cadastro Rural(SNCR) e emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Servidores dessas prefeituras participarão da primeira etapa de um treinamento promovido pelo Incra/MG. Com essa capacitação, o atendimento será descentralizado para as prefeituras, que passam a emitir o CCIR diretamente no município, facilitando o atendimento aos proprietários rurais. O treinamento ocorrerá de 24 a 27 de março, na sede do Incra/MG, em Belo Horizonte.

Durante as aulas, ministradas por servidores do Instituto, os alunos receberão noções sobre legislação agrária e sobre as atribuições do setor de Cadastro Rural do Incra. Também são realizadas oficinas de preenchimento dos formulários, consultas no SNCR e emissão do CCIR.

O CCIR é um documento indispensável a diversas transações imobiliárias, incluindo transmissão por venda, desmembramento, herança e até financiamentos bancários. “Assim que passarem por treinamento, as prefeituras constituirão as Unidades Municipais de Cadastro (UMC). Com o serviço prestado diretamente no município, os proprietários não precisarão se deslocar até o Incra em Belo Horizonte para obter documentos como o CCIR e a certidão para fins de aposentadoria”, explica o gestor do Sistema no estado, Márcio Ferreira da Costa.

Na última semana, outros 15 servidores municipais que já haviam cursado essa primeira etapa foram treinados para cadastrar imóveis e corrigir dados no SNCR.

UMC

As UMCs são setores constituídos nas prefeituras, que têm a responsabilidade de receber os documentos necessários ao cadastramento de imóveis rurais. Em virtude de um termo de cooperação técnica assinado entre o Incra e as prefeituras, os responsáveis por estes setores são regularmente treinados e reciclados para unificar procedimentos e oferecer um atendimento de qualidade aos proprietários rurais e demais cidadãos que buscam os serviços oferecidos pelo Incra .

Para que uma UMC seja instalada, a prefeitura deve comunicar a demanda ao Incra/MG e formalizar o acordo por meio de um termo de cooperação, que prevê que o Instituto capacitará o servidor indicado para ser responsável pela UMC. As prefeituras interessadas em participar deste e outros eventos de capacitação em Cadastro Rural ou firmar convênios para UMC deverão entrar em contato pelo telefone (31) 3281-8718 ou pelo e-mail comunicacao@bhe.incra.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Fonte: Site do INCRA - 20/03/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.