Incra/MG cria assentamento em Campina Verde

A Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais criou mais um Projeto de Assentamento da reforma agrária no município de Campina Verde. A portaria de criação do PA Nova Capão Alto foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30). Localizado no triângulo mineiro, o assentamento tem área de 1,1 mil hectare e beneficiará 47 famílias de trabalhadores rurais. Esse é o décimo assentamento criado no município.

A área já possui Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A AAF é fornecida aos PAs considerados de impacto ambiental não-significativo, nos quais o número de famílias assentadas não exceda a 50. Durante os quatro anos de validade da Autorização, o Incra precisa implementar ações em cumprimento à legislação ambiental, como efetuar isolamento e recuperação de áreas de reserva legal e regularizar o uso dos recursos hídricos.

Atualmente, há 238 assentamentos em Minas Gerais, onde vivem mais de 14 mil famílias de produtores rurais.

Créditos para os assentados

As famílias assentadas terão acesso aos créditos da reforma agrária assim que constituírem uma associação. É ela que escolhe uma das prestadoras de assistência técnica cadastradas no Incra para auxiliar na aplicação dos valores recebidos.

O primeiro crédito a que as famílias têm acesso é o Apoio Inicial no valor de R$ 2,4 mil, que garante a sua instalação. O próximo passo é a contratação de uma empresa de assistência técnica rural para a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), que irá definir a distribuição espacial, as atividades produtivas e a vocação econômica do projeto. Depois do PDA, os agricultores recebem mais R$ 7 mil em material de construção para as moradias.


Fonte: Site do Incra - 30/10/2008.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.