Inaugurada em Goiânia Autoridade Certificadora Notarial


A Autoridade Certificadora Notarial S/A - Digitrust foi inaugurada oficialmente na sexta-feira, dia 1º de outubro de 2004, em cerimônia que contou com a presença dos representantes da empresa, integrantes da Comissão Técnica Executiva da ICP-Brasil e dos presidentes de entidades de representação do tabeliães e registradores. Na ocasião foi gerado um novo par de chaves assimétricas e o respectivo certificado digital raiz da Autoridade Certificadora.

O evento aconteceu em um ambiente de segurança criado especialmente para essa finalidade e localizado no centro de Goiânia, em Goiás. A s máquinas que fazem a geração de certificados este protegidas dentro de uma sala construída visando proteger o equipamento contra elementos como fogo, água, ondas eletromagnéticas e gases corrosivos. O acesso é controlado através de um conjunto de nove portas blindadas, sistemas de acesso por biometria, câmeras e seguranças armados 24 horas.

A Autoridade Certificadora foi instalada por Luciano Coelho e José Luiz Brandão, profissionais da E-Sec Tecnologia em Segurança de Dados e integrantes do Comissão Técnica Executiva da ICP-Brasil. Todos os passos da cerimônia foram registrados em ata notarial lavrada pela tabeliã substituta do 8º Ofício de Notas de Goiânia, Toniamar Barcelos Rocha Quirino.

O evento contou com as presenças de sócios e técnicos da Digitrust, incluindo seu presidente, Angelo Volpi Neto e o presidente do Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal, Índio do Brasil Artiaga Lima, entidade que é acionista institucional da empresa. O presidente e o vice da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar e Maurício Leonardo, respectivamente, assistiram ao início da cerimônia.

Antes do início da cerimônia, dezenas de tabeliães que participavam da 14ª Reunião Descentralizada da Anoreg-BR, visitaram as dependências da Autoridade Certificadora.

A Autoridade Certificadora Notarial S/A - Digitrust é uma sociedade anônima formada por tabeliães, criada para oferecer soluções na área de certificação digital. A empresa montou sua Autoridade Certificadora dentro de normas de seguranças internacionais e opera dentro do disposto na Médida Provisória 2.200-2, legislação que regula a matéria no Brasil, nas bases do parágrafo segundo do artigo 10º, atuando de forma independente no mercado.
 


Fonte: Site da Anoreg-BR - 21/10/2004