Recivil - Implementação da Intranet em MG será regulamentada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado


Recivil apresentou à CGJ-MG o sistema da Intranet, desenvolvido pelo
 Departamento de TI do Sindicato

Nesta quinta-feira (04.09), o Recivil deu mais um passo rumo à implementação da intranet no Estado de Minas Gerais. O presidente do Recivil, Paulo Risso, o diretor administrativo financeiro, José Ailson Barbosa, o diretor jurídico, Claudinei Turatti e o supervisor de Tecnologia da Informação, Jader Pedrosa, estiveram na Corregedoria-Geral de Justiça do Estado para apresentarem o sistema.

Participaram da reunião, o desembargador Dr. José Francisco Bueno; os juízes auxiliares da Corregedoria para os Serviços Notariais e de Registro, Dr. Maurício Pinto Coelho Filho e Dr. Ronaldo Claret de Moraes; o gerente de Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro, Donizete Rodrigues e o assessor Jurídico da Corregedoria, Dr. Roberto Brant Rocha.

Durante a apresentação, Jader Pedrosa mostrou o funcionamento do sistema da intranet através do envio e recebimento de comunicações referentes a registros de nascimento, casamento e óbitos, pesquisa de comunicações enviadas pelo cartório, pesquisa de comunicações arquivadas, troca de mensagens, envio de relatório, entre outros procedimentos.

O sistema foi aprovado e elogiado por todos. Na próxima semana, a utilização da intranet para o envio de comunicações já deve estar regulamentada pela Corregedoria. "Vamos fazer uma revisão e na segunda-feira assino e mando para a publicação. A Corregedoria vai reconhecer o sistema como válido e que preferencialmente seja usado", disse Dr. José Francisco Bueno.


Dr. Maurício Pinto Coelho Filho, Dr. José Francisco Bueno, Dr. Ronaldo Claret de Moraes
 e Donizete Rodrigues acompanharam a apresentação do sistema

"Estamos dando um passo muito grande, porque nenhum outro Estado ainda tem um provimento que regulamente a intranet com a certificação digital", disse Paulo Risso. O desembargador lembrou que Minas Gerais já está totalmente com acesso à telefonia celular, o que implica acesso à internet também. Para o presidente do Recivil os cartórios têm que investir na modernização. "Temos que evoluir senão vamos ficar para trás e acabar perdendo nossos serviços", disse.

No próximo dia 30 de setembro, às 15 horas, está marcada a apresentação pública do sistema no auditório da Corregedoria.

O Sistema

A intranet Recivil está sendo desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Sindicato juntamente com a Processmind, empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção da Intranet em São Paulo.

A intranet é um sistema que permite que um cartório envie comunicações para outro, sem utilizar-se da forma tradicional, o correio. São 15 tipos de comunicações que podem ser feitas, como alteração de estado civil, casamento religioso, casamento no exterior, óbito, entre outros.

Além da comunicação entre os cartórios de Minas Gerais, também será possível comunicar com cartórios de outros estados, como São Paulo e Espírito Santo, que já trabalham com o sistema.


Fonte: Site do RECIVIL - 05/09/2008.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.