Imóvel rural produtivo pode ser desapropriado por descumprimento de normas ambientais


A 2ª Vara da Justiça Federal de Tocantins decidiu que a Fazenda Bacaba, no município de Miranorte (TO), embora seja considerada produtiva, é passível de desapropriação para fins de reforma agrária por descumprir a função social ambiental da propriedade. A decisão permite que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) dê seqüência ao processo de desapropriação do imóvel.

Conforme a sentença do Juiz Federal José Godinho Filho, 573,66 hectares da reserva legal (de 914,910 hectares) foram transformados em pastagem, descumprindo a exigência de que 30% da propriedade (de mais de 2,7 mil hectares) sejam preservados. “Está patente que a Fazenda Bacaba vem sendo explorada economicamente ao arrepio das normas legais de preservação ao meio ambiente, fazendo ressair a conclusão de que o dito imóvel não cumpre a sua função social”, consta na decisão, de 20 de junho.

A sentença se baseou no artigo 186 da Constituição Federal e no artigo 9º da Lei nº 8.629/93. Os dois garantem a desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária para as propriedades rurais que não atendem, simultaneamente, a função econômica (produtividade), a função ambiental (caso da presente decisão), a função trabalhista e a função bem-estar da propriedade.

O procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada do Incra, Valdez Adriani Farias, destaca que a decisão efetiva em sua plenitude o princípio constitucional da função social da propriedade. Segundo ele, “decorre de uma interpretação sistemática da Constituição Federal que, para o imóvel cumprir a sua função social, não basta ser produtivo do ponto de vista economicista, mas deve também cumprir simultaneamente as funções ambientais, trabalhista e bem-estar”.

 


Fonte: Site do INCRA - 05/07/2006

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.