Gilson Dipp é nomeado para a Corregedoria Nacional de Justiça

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o ministro Gilson Dipp para o cargo de Corregedor Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nomeação está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (01/09). A posse de Gilson Dipp na Corregedoria Nacional do CNJ está marcada para as 17 horas do próximo dia 8. Dipp ocupará a vaga deixada pelo ministro Cesar Asfor Rocha, eleito para a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Gilson Dipp é ministro do STJ, órgão que o indicou para o cargo. O ministro atua ainda como professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e coordenador geral da Justiça Federal. Nascido em 1944, Dipp é magistrado do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, instituição que presidiu entre 1993 e 1995. O TRF 4 tem sede em Porto Alegre e jurisdição nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Quando teve seu nome aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o ministro afirmou que assumir o cargo de corregedor "é um compromisso com a magistratura, com a sociedade e com os demais poderes". Também ressaltou que o Conselho "foi uma aspiração da sociedade para que o Judiciário preste contas à nação. Afinal, a transparência do Poder é essencial para que ele tenha credibilidade e as decisões judiciais possam ter a respeitabilidade almejada por todos".

Dipp salientou, na ocasião, que a fiscalização da atuação dos juízes é um dos papéis mais importantes do Conselho. "A função do Conselho é fazer a grande política pública de administração do Judiciário brasileiro. O CNJ deve se aperfeiçoar para que tenhamos uma Justiça brasileira digna, honrada, eficaz e que possa trazer aos cidadãos brasileiros as suas respostas", disse.


Fonte: Site do Conselho Nacional de Justiça - 01/09/2008.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.