TJMG inaugura novas instalações em Campo Belo e homenageia tabelião

 

No último dia 09/02, foram inauguradas as novas instalações do prédio do Fórum Raphael Magalhães, em Campo Belo, sendo homenageado o tabelião Américo Massote Filho que passou a dar seu nome ao anexo do fórum. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Orlando Carvalho, ressaltou a importância da qualidade do espaço físico como fator de satisfação e de conseqüente melhoria do serviço prestado à comunidade. “É por isso que o Tribunal de Justiça, vencendo as limitações de ordem orçamentária, tem-se empenhado em reformas e construções. Nosso objetivo não poderia ser outro: desejamos que magistrados e servidores tenham melhores condições para o desempenho de suas funções”, assinalou.

O desembargador Francisco Figueiredo, que é decano do TJMG e foi juiz na comarca, revelou que esta inauguração talvez seja a última que participe como desembargador, já que vai se aposentar. Como reforçou, “40 anos de juiz, 40 anos de processos não são 40 dias. Tive ótimos escrivães em toda a minha vida, mas o Américo Massote foi o paradigma de todos eles, foi um dos melhores escrivães que tive”.

O desembargador também elogiou a dedicação da tabeliã e esposa de Américo Massote, Zélia Massote. “Américo e Zélia eram uma só instituição, uma só entidade, uma só alma em dois corpos. Ele era equilibradíssimo, e ela era o equilíbrio dele. Que seja colocado na placa instalada no anexo: Tabeliães Zélia e Américo Massote”.

O desembargador Nilson Reis, natural de Cristais que integra a comarca de Campo Belo, ressaltou a importância da inauguração das novas instalações do Fórum Raphael Magalhães e do anexo Tabelião Américo Massote Filho cuja realização se deve, segundo ele, ao empenho de outros presidentes do TJMG, Gudesteu Biber, Corrêa de Marins e Hugo Bengtsson, além do desembargador Orlando Carvalho a quem elogiou pela preocupação com um novo Poder Judiciário voltado pela atual convivência humana.

Como revelou, o prédio, então existente, foi construído pela comunidade, sob a liderança do juiz de direito que chegou à comarca em 1967 e encontrou o fórum instalado numa velha casa, já demolida. Esse juiz é hoje o desembargador Francisco Figueiredo.

A juíza Vera Vasconcelos agradeceu “a todos que, de alguma sorte, ofereceram empenho e labor” para reforma do fórum Raphael Magalhães e a inauguração de seu anexo. Finalizou dizendo que “seja cumprido o ideal que motivou a edificação do prédio, seja ele abrigo seguro dos que padecem em busca de Justiça”.

Presentes também, entre outras autoridades, os desembargadores Isalino Lisbôa, Nilson Reis, Brandão Teixeira, Saldanha da Fonseca, Alvim Soares, Afrânio Vilela, Unias Silva, Mauro Soares de Freitas, a juíza diretora do Foro da comarca, Vera Vasconcelos Barbosa de Alvarenga e os juízes da comarca, Antônio Godinho, Célia Maria Andrade Freitas Corrêa e Ilca Malta Pinto.

A obra teve a supervisão da Diretoria Executiva de Administração Predial do TJMG. Além da reforma do prédio existente, foi construído um anexo; ambos com novas instalações elétricas, hidro-sanitárias e de comunicação de voz e dados, o que possibilita a informatização plena da comarca.

Além de Campo Belo, a comarca é composta pelos municípios de Aguanil, Cristais e Santana do Jacaré, bem como do distrito de Porto dos Mendes. O juiz Antônio Godinho é responsável pela 1ª Vara Cível e a juíza Vera Vasconcelos Barbosa Alvarenga pela 2ª Vara Cível. A juíza Célia Marina Andrade Freitas Corrêa responde pela Vara Criminal e da Infância e da Juventude e a juíza Ilca Malta Pinto pelo Juizado Especial.
 


Fonte: Site do TJMG - 23/02/2007

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.