Estado facilita o acesso à documentação no interior

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realiza até o final do ano a “Caravana da Assistência Social” com o objetivo de promover a documentação básica às populações de regiões carentes de Minas, com prioridade para o público-alvo do Programa Bolsa Família. A caravana estará no Norte Minas nesta segunda-feira (4), na cidade de Varzelândia, e nesta terça-feira (5), em São João da Ponte.

A Sedese realizou levantamento para saber quais as regiões do Estado onde a população mais necessitava de documentação. A “Caravana da Assistência Social” fornece a certidão de nascimento para as pessoas que nunca tiveram ou para aquelas que perderam sua certidão. No mutirão, é fornecida também a 2ª via da certidão de óbito.

Este ano, a caravana já esteve nas cidades de Nova Belém, Itabirinha, Divino das Laranjeiras, Arinos, Buritis, Uruana de Minas, Miraí, Muriaé, Patrocínio de Muriáe, Antônio Carlos, Oliveira Fortes, Bias Fortes, Várzea da Palma, Jaíba e Pirapora.

Para que as pessoas entrem no cadastro do Programa Bolsa Família, coordenado no Estado pela Sedese, é obrigatório ter CPF ou título de eleitor, e sem a documentação básica, muitas famílias não podem receber o benefício.

A caravana é realizada junto com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), contratado pela Sedese, que atuará com o apoio dos cartórios e juízes locais. Em alguns municípios, o mutirão é realizado em parceria com o Instituto de Identificação da Polícia Civil no fornecimento da carteira de identidade.

A “Caravana da Assistência Social” visitará também, até o final do ano, os municípios de Gameleiras, Catuti, Pai Pedro, Porteirinha, Janaúba, Serra de Saudade, Tapiraí, Funilândia de Minas, São João das Missões, Carmésia, Marliéria, Passabém, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, Água Comprida, Capinópolis, Delta, Antônio Prado de Minas, Rosário da Limeira, Barra Longa, Santa Bárbara do Leste, Berizal, Cachoeiro do Pajeú, Itinga, Mata Verde, Salto da Divisa, Capitão Enéas, Francisco Sá, Mirabela, Fruto de Leite, Grão Mogol, Novo Horizonte, Rio Pardo de Minas, Leme do Prado, Bertópolis, Pavão, Januária, São Francisco e Icaraí de Minas.

 

Fonte: Site do Governo do Estado de Minas Gerais - 04/06/2007

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.