Empossado Des. Roney Oliveira, anuncia sua equipe


Desembargador Roney Oliveira defende trabalho compartilhado e descentralizado

Ao ser empossado ontem, 4/10, no cargo de corregedor-geral de Justiça, o desembargador Roney Oliveira convidou todos "para o trabalho compartilhado e descentralizado, numa Corregedoria Itinerante, que se fará presente em todos os rincões do Estado, na realização de um controle interno, que, por sua eficácia, venha a silenciar os pregoeiros de um nefasto e indesejável controle externo, que, de tão repetitivo, corre o risco de virar realejo ou samba de uma nota só". O novo vice-corregedor, desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, foi também empossado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Márcio Antônio Abreu Corrêa de Marins.

O desembargador Roney Oliveira falou dos "sonhos, esperanças e desafios", como o aperfeiçoamento do Sistema de Informatização das Comarcas (Siscom) e do sistema fiscalizatório, bem como a aquisição de sede própria para a Corregedoria, com recursos próprios. O novo corregedor anunciou, no dia da posse, a sua equipe. Continuam atuando na gestão atual os juízes corregedores Manuel dos Reis Morais, Lílian Maciel Santos e Maria Lúcia Cabral Caruso. Passam a integrar a equipe os novos juízes corregedores Fernando Vasconcelos Lins, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior e André Leite Praça, que será o diretor do Foro de Belo Horizonte.

Foi também anunciado o novo chefe de Gabinete da Corregedoria, que será o servidor Roberto Rocha Brant. O desembargador Roney Oliveira destacou que "como o mundo não se fez num só dia, é possível chegar, devagarzinho, degrau por degrau, a um bom lugar e a um saldo positivo de realizações". Ele falou da necessidade de reverter o conceito de que o magistrado é um "mau administrador". Elogiou a gestão do desembargador Isalino Lisbôa, seu antecessor, e disse sentir-se tranqüilo pelo fato de ter como vice-corregedor, o desembargador Reynaldo Ximenes, "uma das lideranças mais expressivas e representativas da magistratura".

O presidente Corrêa de Marins ressaltou a "salutar alternância que caracteriza democraticamente a ocupação dos cargos de direção da instituição" e desejou "êxito" e "felicidade" aos novos dirigentes.

Momento de silêncio

Na solenidade de posse, o presidente Corrêa de Marins pediu um minuto de silêncio em memória do desembargador José Guido de Andrade, que faleceu também no dia 4/10. O desembargador Roney Oliveira também prestou homenagem ao ex-corregedor José Guido, "cuja serenidade servirá de bússola e inspiração".
 


Fonte: Site do TJMG - 05/10/2004