Eleição IRIB - Anunciada chapa única

ELEIÇÕES 2009

Anunciada chapa única
 


Ricardo Coelho e Francisco Rezende: anúncio das eleições
 

O Dr. Francisco José Rezende dos Santos, registrador de Belo Horizonte (MG) e Vice-presidente do IRIB, anuncia chapa única para concorrer às eleições para presidência e membros dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e de Ética do Instituto, para o período de 2010 a 2012.

As eleições ocorrerão na sede do IRIB, na Av. Paulista, nº 1439, 9º andar, cj 94, em São Paulo, SP, no dia 1º de dezembro deste ano.

Leia abaixo a íntegra do discurso proferido hoje durante a realização do XXXVI Encontro dos Registradores de Imóveis do Brasil, em Londrina, Paraná.

"Unir é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória" ( Henry Ford)

Colegas Registradores de Imóveis.

Dirigir o IRIB é uma missão que necessita da união de pessoas, idéias, forças políticas e de muito compromisso com a nossa atividade. É ainda necessário que os objetivos do grupo que fará parte da administração da entidade nos próximos anos sejam os mesmos. Só assim serão atingidas as metas necessárias ao engrandecimento da Instituição.

Muitas vezes, as alianças são necessárias e fundamentais, pois aumentam o poder de ação política e de administração e ainda dão idéia de influência, de robustez e poder da organização. Os resultados quando existe consenso de objetivos e de ações, são mais rápidos e positivos. A unidade caracteriza força, estrutura, energia e facilita a obtenção de resultados.

Hoje, mais uma vez, o IRIB se vê diante de uma unidade política.

A presente missiva tem por objetivo comunicar a todos vocês a nossa união em torno dos objetivos maiores da nossa classe, e no consenso quanto as nossas candidaturas que pleiteavam a direção do nosso IRIB - Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.

O objetivo maior de fazer uma gestão voltada para os reais interesses da classe dos registradores de imóveis, nos levou ao diálogo, que sempre deve estar presente em todos os momentos da vida, especialmente quando se tomam decisões importantes e de grande repercussão, como por exemplo a direção do IRIB. Neste caso, não existem barreiras intransponíveis e a serenidade, o equilíbrio e o desprendimento de sentimentos pessoais devem imperar. Foi o que ocorreu. A amizade também pesou muito.

Como a hora é de atitude e coragem, mas também de prudência, nos reunimos e decidimos que juntos buscaremos a realização dos nossos propósitos de administrar e fortalecer o nosso Instituto. Separados seremos enfraquecidos. A hora é de assumir atitudes responsáveis visando o futuro da nossa classe e da entidade.

Assim, formamos apenas uma chapa para a eleição do IRIB que se dará no dia 1º de dezembro próximo. Francisco José Rezende dos Santos para a Presidência da entidade e Ricardo Basto Coelho na Presidência do Conselho Deliberativo que congrega os vice-presidentes dos Estados, cargo que representa a vice-presidência do Instituto.

Unidos e juntos com os demais integrantes da diretoria e ainda com todos os registradores de imóveis deste País, não teremos medo das sombras que nos ameaçam e nem vamos tropeçar em pedras pequenas, porque todos sabemos que pedras grandes estarão no nosso caminho, e precisamos ultrapassá-las juntos.

Temos metas, propósito e persistência. Vamos juntos cumpri-las.

Os colegas poderão contar com o nosso empenho e trabalho na direção do IRIB na gestão que se aproxima, e esperamos que ao final da mesma possamos entregar aos nossos sucessores a nossa entidade mais forte e unida, mais respeitada e reconhecida, fazendo uma prestação de contas positiva do nosso trabalho, deixando-a com a certeza do dever cumprido.

Para que isso aconteça, contamos com o apoio de todos os colegas Registradores de Imóveis do Brasil.

Francisco José Rezende dos Santos - Ricardo Basto Coelho

A seguir, foi apresentado o plano de metas para o período de 2010 a 2012, que poderá ser acrescido com a contribuição dos colegas:

A Presidência do IRIB se encarregará da representação e problemas de natureza geral e nacional.

A Representação do IRIB nos Estados será efetivamente feita pelo Vice-presidente local.

Reuniões da Diretoria e Conselho de 3 em 3 meses, quando teremos encontros Regionais, em diversos estados. As reuniões se destinam a determinar os trabalhos que serão efetuados pelo IRIB nos 3 meses subseqüentes e prestação de contas dos trabalhos realizados nos 3 meses anteriores.

Transparência na aplicação dos recursos do IRIB.

Eleições para todos os cargos de Diretoria e Conselhos.

Mandato da Diretoria e Conselhos de 2 anos, o que demandará alteração dos estatutos sociais.

Fazer um grande trabalho de reorganização do IRIB, tanto administrativamente quanto de objetivos.

Buscar o Registrador que não é filiado. Reexaminar os custos das mensalidades.

Reunir coletânea de atos (Códigos de normas, leis, decretos, atos normativos dos Tribunais e Corregedoria, etc.) de Estado por Estado, o que já vem sendo promovido pela atual gestão com o lançamento do IRIB JUS.

Orientar preventivamente os Registradores brasileiros, quanto a aplicação de novas Leis e normas, e ainda quanto à implantação do Sistema Eletrônico de Registro.

Esforço concentrado contra as gratuidades e redução de emolumentos.

Trabalhar pela Central única de indisponibilidades e de restrições à propriedade imobiliária.

Divulgar no Site do IRIB os concursos para provimento e remoção, os programas, as últimas provas, os resultados, etc.

Trabalhar no sentido de unificação da doutrina registral. Para isso será formado um grupo de trabalho que se reunirá para formular e ordenar os principais temas do registro.

Retomar as grandes publicações do IRIB, como periodicidade definida, como é o caso da Revista de Direito Imobiliário, do Boletim do IRIB em Revista, do Boletim Eletrônico, dentre outras.

Organizar uma cartilha básica, inclusive com modelos de registros e remeter a todos os registradores imobiliários do Brasil, especialmente aos das comarcas mais distantes.

Organizar e distribuir maciçamente uma cartilha para a imprensa e para a população com os pontos mais importantes sobre o Registro.

Retomar a publicação do "Perguntas e Respostas".

Incrementar os Convênios internacionais, que propiciam estudos avançados na área do Direito Registral Imobiliário.

Trabalhar no sentido da inserção do Direito Notarial e Registral como cadeira obrigatória no curso de graduação em Direito.

Orientar os programas dos cursos de pós-graduação voltados para a área registral.

Dinamizar a Escola Nacional de Registradores - ENR.

Em seguida, de acordo com as disposições do Regulamento Eleitoral aprovado na reunião do Conselho Deliberativo realizada no dia 20 de março de 2009, o Dr. Ricardo Basto da Costa Coelho, registrador em Apucarana, Paraná, e Diretor de Eventos do IRIB, divulgou os nomes que compõem a chapa completa de candidatos, a saber:

PRESIDÊNCIA
Francisco José Rezende dos Santos - MG

CONSELHO DELIBERATIVO

Alagoas: Sérgio Toledo de Albuquerque

Amazonas: Stanley Queiroz Fortes

Bahia: Vivaldo Affonso do Rêgo

Ceará: Expedito William de Araújo Assunção

Distrito Federal: Luiz Gustavo Leão Ribeiro

Espírito Santo: Etelvina Abreu do Valle Ribeiro

Goiás: Clenon de Barros Loyola Filho

Maranhão: José Wilson Pires Sampaio

Mato Grosso: Haroldo Canavarros Serra

Mato Grosso do Sul: Miguel Seba Neto

Minas Gerais: Roberto Dias de Andrade

Pará: Cleomar Carneiro de Moura

Paraná: Ricardo Basto da Costa Coelho - Presidente do Conselho

Pernambuco: Miriam de Holanda Vasconcelos

Rio Grande do Norte: Carlos Alberto da Silva Dantas

Rio Grande do Sul: João Pedro Lamana Paiva

Rio de Janeiro: Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho

Santa Catarina: Gleci Palma Ribeiro Melo

São Paulo: Maria do Carmo de Rezende Campos Couto

CONSELHO FISCAL

MEMBROS EFETIVOS:

1. Alex Canziani Silveira - PR

2. Inah Álvares da Silva Campos - MG

3. Pedro Jorge Guimarães Almeida - AL

4. Rosa Maria Veloso de Castro - MG

5. Rubens Pimentel Filho - ES

MEMBROS SUPLENTES:

1. Bruno Santolin Cipriano - ES

2. Wolfgang Jorge Coelho - MG

3. Adriano Damásio - RS

CONSELHO DE ÉTICA

MEMBROS EFETIVOS:

1. Ademar Fioranelli - SP

2. Nicolau Balbino Filho - MG

3. Oly Érico da Costa Fachim - RS

MEMBROS SUPLENTES:

1. Geraldo Mendonça - RJ

2. Paulo de Siqueira Campos - PE

3. Mário Pazutti Mezari - RS


Fonte: Boletim Eletrônico Irib n.3754- 15/09/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.