Diretora da SERJUS participa do Programa de TV "Justiça em Questão" que aborda problemas com nomes

 

"O nome é um atributo essencial da personalidade e ele pode incluir ou excluir o indivíduo no meio social". A fala é do psicólogo José Eugênio Carvalho Gomes e lança o tema do Justiça em Questão desta semana: o Registro Civil e a alteração de nomes.

O repórter Raul Machado conversa com uma mulher, cujo erro na certidão resultou em uma série de problemas durante toda a sua vida. E na reportagem de Marcelo Almeida, você conhece duas pessoas que tiveram problemas judiciais com seus homônimos.

No estúdio, o desembargador Marcelo Rodrigues esclarece as possibilidades jurídicas de alteração do nome, como nos casos de exposição ao ridículo, problemas judiciais e proteção à testemunha. Ele é acompanhado pela oficiala Maria Cândida Baptista Faggioni, que lida com o registro e mudança de nomes diariamente no 1º Subdistrito de Registro das Pessoas Naturais.

Apresentado por Joubert Oliveira, o programa Justiça em Questão pode ser definido como um manual de instruções eletrônico e didático do Poder Judiciário. Com mais de dois anos no ar, apresenta conceitos jurídicos de forma clara para o espectador. O programa conta com o apoio do Banco do Brasil. Exibições pela TVC: 2ª feira - 18h30; 4ª feira - 23 horas; 5ª feira - 21 horas; sábado - 18 horas. Pela TV Justiça, toda Quinta - 18h30; Sábado - 15h30; Terça - 12 horas. Os horários de exibição podem ser consultados no site do TJMG - www.tjmg.gov.br.

 

Fonte: Jornal "Minas Gerais" - 03/05/2007

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.