Onde e como proceder para fazer o registro civil de nascimento

Como proceder para fazer o registro civil - Para registrar as crianças, um dos pais deve comparecer ao cartório da localidade onde o bebê nasceu levando os documentos: o original da declaração de nascido vivo do hospital; certidão de casamento e seu próprio documento da identidade. Quando os pais não são casados, um deles pode ir ao cartório levando uma autorização do outro, por escrito. Se a criança não nasceu no hospital ou não possui declaração de nascido vivo, é preciso levar duas testemunhas que tenham conhecimento do parto, com seus documentos de identidades.

Registro de criança sob a guarda de quem não são seus pais - O responsável deve ir ao cartório levando: autorização do juiz para fazer o registro; o original da declaração de nascido vivo (fornecido pelo hospital após o nascimento); o documento de identidade de quem for registrar. Obs: Se a criança não nasceu no hospital e não possui a declaração de nascido vivo, é preciso levar ao cartório duas testemunhas que tenham conhecimento do parto, portando seus documentos de identidade. Quando os pais tiverem menos de 18 anos, devem ser acompanhados por seus pais ou responsável para efetuar o registro, que também devem portar seus documentos de identidade.

Registro de maiores de 12 anos - A pessoa deve ir ao cartório de sua localidade levando algum documento que possua (batistério, caderneta de vacina, etc.) e duas testemunhas que comprovem a sua identidade. No cartório a pessoa apresentará os documentos e as testemunhas, e fará um requerimento ao juiz, solicitando a autorização para o registro. O juiz deve ouvir as testemunhas, antes de autorizar o registro. Somente após esta autorização o oficial de cartório poderá efetuar o registro e emitir a certidão. Obs: Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo pai ou pela mãe.

SERVIÇOS DE REGISTRO

Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais - 1º Subdistrito
Titular: José Augusto Silveira
Av. Francisco Sales, n. 244 - Floresta - Fone: 3222-5505

Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais - 2º Subdistrito
Titular: Maria Candida Baptista Faggion
Rua Guarani, n. 251 - Centro - Fone: 3272-0562

Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais - 3º Subdistrito
Titular: Luiz Carlos Pinto Fonseca
Rua São Paulo, n. 1.620 - Lourdes - Fone: 3337-4822

Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais - 4º Subdistrito
Titular: Alexandrina de Albuquerque Rezende
Av. Amazonas, n. 4.666 - Nova Suíça - Fone: 3332-6847

Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais - Barreiro
Titular: José Aguinaldo Pinheiro
Rua Desembargador Ribeiro da Luz, n. 105 - Barreiro de Baixo - Fone: 3389-9434

Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais - Venda Nova
Titular: José de Souza Machado
Rua Santo Antônio, n. 12 - Venda Nova - Fone: 3451-1835 


Fonte: Site do TJMG - 05/11/2004