Encontro Internacional de Direito Registral teve a participação de Desembargador do TJMG

 


PALESTRA - O desembargador Marcelo Rodrigues falou sobre
processo e registro: execução provisória e hipoteca judiciária

O desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues, integrante da 11ª Câmara Cível, participou, representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do III Seminário Internacional de Direito Registral Imobiliário e do XXIV Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, ambos os eventos realizados simultaneamente pelo IRIB - Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, através de seu presidente Helvécio Duia Castello e vice-presidente Regional (RJ) Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, entre os dias 2 a 5 de abril na cidade serrana de Teresópolis, no Rio de Janerio.

Com os temas “Processo e registro: execução provisória (caução) e hipoteca judiciária”, o desembargador Marcelo Rodrigues proferiu palestra no evento, compondo também o Painel dedicado aos debates sobre a averbação premonitória, penhora e títulos judiciais decorrentes do processo de execução.

Além do estudo de temas atuais como a interconexão entre o meio ambiente e o registro imobiliário; o papel do registro na efetiva proteção jurídica das terras indígenas e quilombolas; e o registro imobiliário na era digital, o Encontro dedicou-se também à comparação do atual estágio de desenvolvimento e peculiaridades do Direito Registral Imobiliário nos Países Íbero-Americanos, debatendo o papel dos sistemas registrais no desenvolvimento econômico e social, sendo acompanhado por cerca de 300 inscritos, entre registradores brasileiros, espanhóis, argentinos e chilenos, além de magistrados, membros do Ministério Público, professores universitários, juristas, advogados e acadêmicos de direito.

A programação contou ainda com o apoio da ARISP – Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, SERJUS-MG – Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais, do Colégio de Registradores da Espanha e do CADRI – Curso Anual de Direito Registral Ibero-Americano.
  


Fonte: Site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - 11/04/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.