Delegações Efetivas - Suspenso julgamento no CNJ

O julgamento das delegações efetivas de 402 titulares de cartórios de Minas Gerais pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi suspenso na sessão desta terça-feira (07/10) pelo pedido de vista regimental antecipado feito pelo conselheiro Paulo Lôbo.

Apesar das ilegalidades apontadas, a relatora votou pelo indeferimento do Procedimento de Controle Administrativo 20070000003683. O processo é de iniciativa do Ministério Público Federal, que pediu ao CNJ para desconstituir as nomeações realizadas entre 1988 e 1994 e incluíssem esses 402 cartórios no concurso público em andamento.

Ela justificou que o "CNJ não pode desconstituir administrativamente atos do Executivo, que só podem ser revistos por meio de ação judicial" pontuou Pachá. De acordo com a relatora, o caso contraria a Constituição em dois pontos: as nomeações para cartórios são exclusivas do Poder Judiciário e os titulares assumiram a titularidade dos cartórios sem concurso público.

O conselheiro Paulo Lôbo, autor do pedido de vista, quer encontrar uma solução administrativa de enfrentamento das nomeações realizadas de forma irregular por outro Poder.


Fonte: Site do Conselho Nacional de Justiça e SERJUS-ANOREG/MG - 07/10/2008.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.