Cresce número de casamentos registrados nos cartórios do país, diz pesquisa

O número de casamentos legais no Brasil cresceu em todas as regiões brasileiras entre os anos de 1998 e 2007, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais 2009.

Em todo o país, a taxa de nupcialidade (obtida pela divisão do número de casamentos pelo número de habitantes, e multiplicada por mil), passou de 6,1%, em 1998, para 6,7%, em 2007. Foram considerados os casamentos e a população com 15 anos ou mais de idade.

Pesquisadores do IBGE informaram que em alguns casos, o crescimento absoluto no número de casamentos legais foi inferior ao aumento da população de 15 anos ou mais de idade. Esse fato ocorreu principalmente em Rondônia, Piauí, Sergipe, Minas, Rio e Mato Grosso, onde houve queda na taxa de nupcialidade.

O Rio Grande do Sul foi a única unidade da federação que teve redução no total de casamentos no período analisado (-3,4%). Minas (11,6%) e Rio (12,2%) foram os Estados com o crescimento menos elevado.

De acordo com pesquisadores do instituto, atribui-se a elevação do volume de casamentos e de suas taxas na maioria dos estados brasileiros à melhoria no acesso aos serviços de Justiça e pelas ofertas de casamentos coletivos promovidos, iniciativas que facilitam o acesso da população sob os aspectos econômicos e burocráticos.


Fonte: Site da Arpen/SP - 11/10/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.