Cresce número de casamentos entre cinquentões

De 2004 para 2008, houve queda de 8% nos casamentos de rapazes entre 15 e 19 anos e de 4% entre 20 e 24 anos. Na faixa de 50 a 54 anos, o crescimento foi de 57%, entre elas, e 60% entre eles.

Uma pesquisa do IBGE mostra que a união entre os brasileiros está acontecendo cada vez mais tarde e que o casamento está crescendo entre os que têm mais de 50 anos.

Namorar, sim, mas também estudar, construir uma carreira, antes de constituir família. Essa parece ser a tendência por trás destes números: de 2004 para 2008, queda de 8% nos casamentos de rapazes entre 15 e 19 anos; de 20 a 24 anos, redução de 4%.

“A consciência que se tem hoje em termos de vida é um pouco diferente da que se tinha antigamente de que casamento era destino. Hoje é uma opção”, explicou a psicóloga Gisele Goeninga.

Mas de maneira geral, considerando todas as faixas de idade, o número de casamentos tem aumentando, no Brasil. Com destaque especial entre os cinquentões: homens e mulheres. Entre elas, na faixa de 50 a 54 anos, o crescimento foi de 57%. Entre eles, 60% de aumento.

As explicações passam por vidas cada vez mais longas e saudáveis, e pelas novas facilidades legais para regularizar uniões. Além disso, com casamentos mais tardios, em torno dos 30 anos de idade, a conta bate, explica a pesquisadora da fundação Seade, Rosa Maria Freitas.

“Considerando que os casamentos no estado de São Paulo durem em media de 10 a 15 anos, Até a pessoa se divorciar, conhecer uma outra pessoa, oficializar essa relação, ela está por volta dos 50 anos”, declarou.

O publicitário Paulo Rogério Aftimus, de 52 anos, se casou com a publicitária Sueli Regina Brusco, de 45, há poucos meses e em grande estilo. Eles dizem que a decisão teve muito a ver com os filhos das uniões anteriores.

“Ela com três filhos, eu com um. A gente tinha que consagrar isso de alguma maneira. Não só pela gente, mas pelos nossos filhos também, para todo mundo saber que é de verdade, que teve um casamento, que foi uma consagração”, contou ele.

Ele ainda estão em clima de festa. “Talvez seja esse o valor do amor, do rejuvenescimento. Para nós todo mundo fala: ‘você está tão mais jovem, como vocês estão bonitos” disse ela.


Fonte: Site Globo.com - 12/01/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.