Corregedor-geral e Vice do TJMG tomam posse

 

Desembargador José Francisco Bueno defendeu o processo digital

"Atuação serena e discreta, em prol da sociedade e do interesse público" - essas serão as marcas da gestão do novo corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Francisco Bueno, que foi empossado ontem (4), pelo presidente do TJMG, desembargador Hugo Bengtsson, juntamente com o vice-corregedor, desembargador Célio César Paduani. Os desembargadores foram eleitos para o biênio 2006/2008.

O novo corregedor falou das críticas que têm sido feitas à magistratura e frisou: "O tempo há de fazer justiça à magistratura". Disse que "nem sempre o gargalo da Justiça se situa no gabinete do juiz; existem prazos a serem respeitados, ritos a serem observados". E acrescentou: "Não podemos atropelar o devido processo legal".

O novo corregedor defendeu o processo digital ou eletrônico e citou pesquisa, para elogiar a atuação dos juízes de 1º grau: mais de 80% das decisões de 1ª Instância são mantidas pelos tribunais superiores. "Isso não significa que os juízes decidem em conformidade com os tribunais; pelo contrário, eles são independentes e fazem jurisprudência".

Para o presidente Hugo Bengtsson, é "salutar a alternância que caracteriza democraticamente a ocupação dos cargos de direção": "Troca de comando que traz em si, também, o sentido de continuidade da instituição, cuja missão é tripartida entre a fiscalização (dos serviços judiciais e extrajudiciais), a orientação e a eventual punição". Bengtsson elogiou a atuação do ex-corregedor Roney Oliveira e do vice-corregedor Reynaldo Ximenes Carneiro.

Primeira reunião

Amanhã (6), às 15 horas, no salão do II Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, o novo corregedor faz sua primeira reunião de trabalho com juízes e escrivães da capital. Na oportunidade, será feita a apresentação dos novos juízes auxiliares da Corregedoria e equipe de dirigentes daquele órgão.

Nesse primeiro contato com juízes e servidores, o novo corregedor pretende abordar as principais metas da Corregedoria para o período.

José Francisco

O desembargador José Francisco Bueno é natural de Cambuí. Formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - Pouso Alegre, em 1966. Foi advogado militante no sul de Minas e vereador da Câmara Municipal de Cambuí/MG de 1967 a 1970.

Iniciou a carreira na judicatura em 1970 na comarca de São João Evangelista. Também desempenhou suas atividades nas comarcas de Santa Maria do Suaçuí/MG - 1972; Caxambu/MG - 1972; Rio Pomba/MG - 1978; Três Pontas/MG -1979; Poços de Caldas/MG - 1980; Belo Horizonte/MG desde 1984. Em 1991, foi promovido para o antigo Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais. É desembargador do TJMG desde setembro de 1999.

Foi condecorado recentemente com o Colar do Mérito Judiciário - TJMG - 2006 e com a Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek - Governo do Estado de Minas Gerais - Diamantina/MG - 2006.

Célio César Paduani, nascido em Divinópolis/MG, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É mestre em Ciências Penais e doutor em Filosofia do Direito, ambos títulos conferidos pela UFMG.

Também entre suas qualificações, destacam-se a graduação em Letras (Português/Inglês) e o jornalismo profissional. Ocupou ainda o cargo de promotor e procurador de Justiça até 1992. Como escritor, já publicou vários livros como "Filosofia & Política" (Ensaios sobre Filosofia do Direito); "Da Remição na Lei de Execução Penal" e "Filosofia do Estudo em Hegel", dentre outros.

É Cidadão Honorário de Governador Valadares/MG e foi condecorado com a Ordem Municipal do Brasão, pela Câmara Municipal de Governador Valadares/MG.
 


Fonte: Jornal "Minas Gerais" - 05/10/2006
 

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.