Corregedor e vice tomam posse amanhã

Nesta quinta-feira, dia 1° de julho, tomam posse nos cargos de corregedor-geral de Justiça e vice corregedor-geral de Justiça os desembargadores Antônio Marcos Alvim Soares e Luiz Audebert Delage Filho, respectivamente. A cerimônia de posse será realizada no auditório do Anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, às 17h30. Rua Goiás, 229.

O pleito que elegeu os novos corregedor-geral de Justiça e vice foi realizado em fevereiro deste ano em sessão do Tribunal Pleno que reuniu 115 dos 120 desembargadores do TJMG. Alvim Soares e Audebert Delage foram eleitos, por meio de voto secreto, para mandato de dois anos.

Antônio Marcos Alvim Soares ocupou o cargo de vice corregedor-geral de Justiça desde 2008. Nascido em Mar de Espanha, município situado na Zona da Mata mineira, o desembargador se formou em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1969. Como magistrado, atuou nas comarcas de Açucena, Ipanema e Muriaé. Transferido para a comarca da capital, Alvim Soares atuou como Juiz da 6ª Vara de Família e Juizado de Pequenas Causas, foi ainda Juiz do TRE/MG e Juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais.

Luiz Audebert Delage, que será empossado como vice corregedor-geral de Justiça, é natural de Juiz de Fora e graduou-se bacharel em Direito na UFJF em 1973. Ocupa o cargo de desembargador do TJMG desde 2002, é membro eleito da Corte Superior e presidente do Grupo Gestor de Sustentabilidade Legal do TJMG. Na magistratura, Audebert Delage atuou em comarcas do interior - Tarumirim, Ipanema e Pirapora - e na capital, como juiz de Direito na 14ª Vara Criminal. Foi presidente da 1ª Câmara Criminal e presidente do Grupo de Câmaras Criminais, do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais.

Corregedoria

A Corregedoria-Geral de Justiça acumula funções administrativas, de orientação, de fiscalização e disciplinares, relativas à Justiça de Primeira Instância e aos serviços notariais e de registro de Minas Gerais. Dentre suas atribuições, está a realização de correição nas comarcas mineiras, ou seja, a fiscalização dos serviços do foro judicial, notariais e de registro, da Justiça de Paz, da polícia judiciária e dos presídios, com o objetivo de verificar seu funcionamento, avaliar reclamações ou denúncias e determinar providências em caso de irregularidade.


Fonte: Site do TJMG - 30/06/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.