Coordenação do Departamento de Protesto da SERJUS-ANOREG/MG convida tabeliães para 19º Encontro Estadual de Notários e Registradores de Minas Gerais

Belo Horizonte, 23 de agosto de 2010.

Prezado colega,

Valemo-nos da presente para lhe dirigir um convite especial para as plenárias de protesto que tomarão lugar no 19º Encontro estadual de Notários e Registradores de Minas Gerais.

Todos aqueles que estiveram presentes às edições anteriores do encontro estadual podem confirmar a importância do evento na formação e na atualização profissional dos tabeliães e registradores mineiros.

Neste ano, a linha mestra do encontro – “Os Serviços Notariais e Registrais na Era Digital” – abordará um tema que felizmente é bem sensível ao cotidiano dos tabelionatos do protesto: o desdobramento da informática e da revolução tecnológica sobre nossa atividade diária. Com a edição da Lei 9.492/97, deflagrou-se o processo de abertura legal à utilização do processamento eletrônico de dados e à manutenção do acervo em suporte digital para os tabelionatos de protesto.

O ambiente legal apresentado na Lei mestra do protesto vai ao encontro do uso das modernas tecnologias e pode representar a via de acesso para a ampla utilização da certificação digital pelos tabelionatos de protesto, otimizando a segurança e a eficácia que devem constituir a marca registrada dos atos praticados nessas serventias.

Vivemos, portanto, um momento de profunda alteração e – por que não dizer – revolução de nossos serviços, que demanda do tabelião estudo, atualização teórica e prática, para o uso correto, consciente e profícuo de novas tecnologias. Dentro dessa abordagem, a plenária específica de protesto compõe-se de diversos painéis que se alinhavam para trazer considerações gerais que partem desde a validade dos negócios jurídicos celebrados com recurso de meios eletrônicos até a repercussão desses ajustes obrigacionais sobre os atos de competência do tabelionato de protesto.

Vale ressaltar que a abordagem panorâmica desses temas estará a cargo de palestrantes de abalizada formação e de vasto conhecimento prático nos temas. Teremos, assim, a participação de profissionais como o Dr. Eduardo Dinelli Costa Santa Cecília, professor universitário versado especificamente em Direito Virtual e do Dr. Valmir Gonçalves da Silva, presidente do IEPTB do Rio de Janeiro, Estado que rapidamente se destacou pela ampla utilização de meios eletrônicos pelos Tabelionatos de Protesto. Contaremos, ainda, com a participação de representantes da Febraban, como o sr. Walter Tadeu, a sra. Aparecida Rosa Barrios e o sr. Sérgio Pires, que apresentarão a evolução do lay-out da entidade para envio de títulos aos tabelionatos, além de dados atualizados sobre a informatização em Minas Gerais e no Brasil. Teremos também um painel editado em regime de cooperação entre o Dr. Eduardo Quintanilha, escrevente substituto em Minas Gerais, e o Sr. Alan Freire, coordenador de tecnologia de informação da Serjus/AnoregMG, avaliando as perspectivas de utilização da certificação digital, como elemento facilitador das atividades dos cartórios de protesto. Ao final, ocorrerá o tradicional “tira-teima”, como espaço reservado para que os participantes apresentem questionamentos pessoais sobre a atividade de protesto, enriquecendo os debates e a praxe notarial em nosso Estado.

Contamos, portanto, com a participação de todos no 19º Encontro estadual, estimando que as palestras selecionadas para a plenária específica, aliadas àquelas de interesse geral de notários e registradores, venham a ser de extrema valia na edição de um caminho certo e seguro rumo ao futuro dos serviços de protesto.

Cordialmente,

Simone Eberle
Coordenadora do Departamento de Protestos da Serjus/AnoregMG

Hermínia Maria Firmeza Bráulio
Diretora de Relações Públicas da Serjus/AnoregMG


Fonte: SERJUS-ANOREG/MG - 24/08/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.