Concurso MG - Edital 03/07 - Remoção - Tabeliães escolhem serventias

REUNIÃO PÚBLICA - Desembargador Ximenes Carneiro
 faz abertura de concurso de remoção de serventias
 

Notários e registradores participaram, hoje, dia 3 de março, da reunião pública do concurso de remoção para delegação dos serviços de tabelionato e de registro do Estado de Minas Gerais (Edital 03/2007). O encontro aconteceu na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Na abertura do evento, o segundo vice-presidente do TJ e superintendente da Ejef, desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, apresentou os membros da comissão examinadora e parabenizou a equipe da Escola Judicial pela organização do concurso.

Trinta e cinco candidatos se inscreveram e 16 foram convocados para a reunião pública para a escolha das serventias. Foram oferecidas 204 vagas em Minas Gerais para os serviços de Tabelionato de Notas, Registros de Imóveis, Registro Civil das Pessoas Naturais, Registros de Títulos e Documentos, Registros Civil das Pessoas Jurídicas e Tabelionato de Protesto de Títulos e Outros Documentos.

A registradora Vanuza Arruda, de Ponte Nova, conseguiu a remoção para Ouro Preto. Para ela, que também atua como presidente do Instituto de Registradores de Títulos de Minas Gerais, a proximidade da cidade com Belo Horizonte irá ajudá-la a cumprir seus compromissos.

Edmárcio André Silva, titular do Tabelionato de Protestos de Títulos de Várzea da Palma, elencou dois critérios na hora de escolher a cidade de Formiga. O primeiro é que Formiga possui 70 mil habitantes, o dobro da população de Várzea da Palma, o que representa maior arrecadação; o segundo critério foi o de melhor localização.

Já Hermínia Bráulio, tabeliã de Campestre, a 450 km de BH, pleiteou uma vaga para Formiga, por considerar a cidade melhor estruturada, com um maior volume de serviço e, principalmente, por ser próxima da Capital, onde ela pretende fazer doutorado na área jurídica. No entanto, como a vaga foi preenchida por Edmárcio, Hermínia irá se inscrever no próximo concurso.

O resultado do concurso de remoção deverá ser homologado pelo Conselho de Magistratura em abril.


Fonte: Site do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - 03/03/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.