Comunicado - Projeto de Lei quer reduzir emolumentos e transferir competência ao CNJ para fixar tabelas

Caros associados,

Recebemos com perplexidade, assim como os demais colegas notários e registradores mineiros e brasileiros, a informação de que tramita no Senado Federal projeto de lei (PLS 34/09) que estabelece a competência ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para instituir tabela única ou fixar valores máximos que os cartórios podem cobrar por seus serviços notariais e de registro em todo o país.

A SERJUS-ANOREG/MG, ao analisar o projeto, identifica nele os mesmos princípios norteadores daqueles que não medem seus atos, e as possíveis consequências deles, para a mais completa desestruturação de todos os serviços Extrajudiciais.

Deixam de levar em conta até mesmo princípios mínimos como as diferenças regionais, econômicas e sociais do país, bem como ignoram questões essenciais à atividade como a relevância econômica dos atos praticados, a complexidade jurídica, as responsabilidades civis presentes em cada um deles, entre tantos outros. Chegam até mesmo a ignorar aspectos constitucionais elementares como a autonomia dos entes federados para legislar sobre a matéria.

Colocam em risco, com isso, justamente uma das instituições mais bem avaliadas pelo brasileiro e que vem prestando serviços dos mais importantes e relevantes para a construção plena da cidadania e para a consolidação dos avanços da nossa economia.

Lamentavelmente, o projeto de lei – aliás, como de hábito quando estão em risco os nossos direitos e garantias fundamentais – tramita em um impensável regime de urgência e pode ser aprovado diretamente pelas comissões do Senado Federal, sem que passe até mesmo por discussão em plenário.

A SERJUS-ANOREG/MG e as nossas entidades co-irmãs, aliadas à ANOREG-BR, estão mobilizando todas as nossas forças junto aos senadores mais sensíveis sobre a questão para convencê-los dos riscos contidos neste projeto e para que ele não prospere no Congresso Nacional.

Contamos com o seu apoio e a sua vigilância!

Roberto Andrade – Presidente da SERJUS-ANOREG/MG


Fonte: Assessoria de Imprensa da SERJUS-ANOREG/MG - 18/06/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.