Colégio Notarial do Brasil irá aderir à Autoridade Certificadora da Justiça

O Colégio Notarial do Brasil, que reúne cerca de 6.400 cartórios extrajudiciais em todo o País, será mais uma das instituições ligadas ao Judiciário a aderir à autoridade certificadora da Justiça (AC-JUS). A adesão foi anunciada na manhã desta quarta-feira (14), após reunião realizada na Secretaria-Geral do Conselho da Justiça Federal (CJF). Entre os benefícios dessa adesão, estão a possibilidade de os cartórios autenticarem documentos eletrônicos e reconhecerem firma de assinaturas digitais.

A reunião contou com a participação do secretário-geral do Conselho, Ney Natal; do primeiro secretário do Colégio Notarial, Paulo Roberto Ferreira; do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do CJF, Francisco Paulo Soares Lopes; e dos técnicos José Luiz Brandão Silva e César Augusto Formiga, da empresa E-sec – Segurança Digital.

A AC-JUS, que no início abrangia o CJF, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e os cinco tribunais regionais federais, também teve recentemente a adesão dos demais tribunais superiores: Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar. A Procuradoria-Geral da República já manifestou sua intenção de ser a próxima instituição a aderir à AC-JUS.

Primeira autoridade certificadora do Poder Judiciário mundial, a AC-JUS é uma autoridade certificadora da Infra-estrutura de Chaves Públicas – ICP-Brasil. Sua implementação foi motivada pela necessidade crescente de transpor a mesma credibilidade e segurança existentes hoje nos documentos convencionais, em papel, para os documentos eletrônicos. Sua tecnologia permite que sejam criptografados e-mails e documentos e arquivos em meio eletrônico.


Fonte: Site do STJ - 15/09/2005