Clipping - União fortalece imóveis

Em meio à crise global que já afeta o crédito no Brasil, inclusive para a casa própria, o setor jurídico começa a unir forças com o imobiliário – eleito como prioritário pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manter o crescimento econômico. As dificuldades legais na hora de comprar e alugar imóveis levam empresas do segmento a valorizar cada vez mais a parte jurídica nas negociações. Em Belo Horizonte, começa a operar em novembro a Excelência Negócios Imobiliários, que nasceu de parceria com a Carvalho Pereira e Pires Advogados Associados.

“Vamos fundir a segurança jurídica com o ramo imobiliário. Antes de colocar o imóvel à venda, será feito um rastreamento do bem, com consulta nos fóruns se a unidade tem alguma pendência judicial”, afirma José Arthur de Carvalho Pereira Filho, um dos sócios da empresa. Muitas vezes, diz, o vendedor do imóvel pode ter uma ação judicial em andamento e a venda que já foi fechada acaba sendo cancelada.

A Excelência nasceu da parceria de advogados com consultores imobiliários. “Vamos trabalhar não como vendedores, mas consultores de imóveis”, afirma Hugo Gabrich, diretor da Excelência. Grande parte dos imóveis que são colocados hoje à venda no mercado, diz, não passam por rastreamento para saber como está a situação judicial ou se tem impedimentos como penhora, dívidas, processos. “E isso faz o comprador perder tempo. Depois de ter escolhido o imóvel, pode não conseguir comprá-lo”, observa Gabrich.

A Excelência pretende operar com cerca de 20 corretores de imóveis. O perfil desse profissional, segundo os executivos, mudou. “O cliente exige mais qualificação, não há mais espaço para o mostrador de imóveis”, diz Gabrich. A profissão, que no passado era usada como “um bico”, hoje exige qualificação e tem levado engenheiros, arquitetos e diversos profissionais com curso superior a abandonar a carreira para vender imóveis. O rendimento médio mensal, segundo Gabrich, chega a R$ 10 mil.


Fonte: Jornal "Minas Gerais" - Caderno de Economia -  27/10/2008.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.