Clipping - Sobrado do Cartório corre risco de sumir

Gustavo Werneck - Estado de Minas

Imóvel do século 19, em Cocais, distrito de Barão de Cocais, na Região Central de MG, precisa de R$ 500 mil para reforma

Sobrado é o único que restou da Vila Cocais e, como cartório, guardou documentos, como o certificado da mina de ouro de Brucutu

Barão de Cocais – As chuvas e o abandono abriram feridas no patrimônio cultural do distrito de Cocais, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas, a 93 quilômetros de Belo Horizonte. De frente para o Largo de Santana, na área central, o Sobrado do Cartório, construído no século 19, dá sinais de sua agonia ao exibir, no segundo pavimento, um rombo na parede de pau-a-pique. Adquirido em julho do ano passado pela prefeitura local, e em processo de tombamento pelo município, o prédio, devido ao avançado estado de degradação, assusta vizinhos e preocupa a comunidade. O temor é de que, com o desabamento, as casas laterais sejam atingidas e grande parte da história da vila desapareça sob os escombros.

Sentada na porta de casa, apreciando a paisagem formada pelo gramado da praça e o casario colonial, alguns cobertos de hera, Maria Lucília da Fonseca, de 73 anos, diz que o sobrado, hoje com um amarelo desbotado, faz parte do cartão-postal do distrito, que tem suas raízes no século 18, no auge da mineração. “De uns tempos para cá, a situação dele piorou. Caiu uma parte do telhado, depois a parede do lado direito. Era bem conservado, quando ali morava a antiga proprietária. Ouvi dizer que vão consertá-lo”, diz Maria Lucília, moradora da Rua José de Almeida Matias, e vizinha da edificação. Um outro morador teme que o imóvel tenha o mesmo destino do palacete do Barão de Cocais, que ficava ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Santana e foi demolido, para tristeza geral. “Estão acabando com um conjunto arquitetônico que é o retrato da Minas colonial e pode representar turismo e renda para a população”, lamenta.

Em contraste com a precária situação do casarão, uma placa reluzente, colocada no passeio, informa que ele “pertenceu ao fazendeiro Fernando José do Espírito Santo, conhecido como Fernando Tinoco”. E mais: “É o único sobrado que restou da Vila de Cocais original, foi cartório de 1974 a 2005, guardando documentos como o certificado de propriedade da mina de ouro de Brucutu, que pertencia ao barão de Barbacena. Depois da demarcação dos municípios, a mina passou a pertencer a São Gonçalo do Rio Abaixo”.

ESTEIOS PODRES O núcleo histórico de Cocais, datado do início do século 18 e parte da Estrada Real (ER), é tombado pela prefeitura desde 2007, e a próxima etapa será o tombamento individual do Sobrado do Cartório, informa a arquiteta Carolina Moreira, da empresa Mindello, encarregada da elaboração do dossiê. Nas pesquisas, a equipe verificou que o imóvel teve vários proprietários desde Fernando Toco. Segundo a arquiteta, o sobrado merece ser preservado, pois “é um exemplar assobradado que revela as soluções arquitetônicas, técnicas, materiais e partidos adotados, no interior do Brasil, desde meados do século 18 até o fim do século 20, implantados a partir do antigo Caminho dos Diamantes da ER.

Segundo o secretário municipal de Obras de Barão de Cocais, Fernando Cesário Bento, o casarão está numa situação de abandono “há muitos anos”, apresentando os esteios podres. Obras de emergência ainda não foram feitas e as providências para evitar a ruína do prédio serão tomadas depois da temporada de chuvas. A estimativa é de que a reforma do prédio fique em R$ 500 mil, diz Bento, informando que ainda não foi decidido o futuro uso do sobrado.


Fonte: Site do Portal Uai - 17/03/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.