Clipping - Governo estuda cortar impostos que incidem sobre compras de imóveis

O governo discute com prefeitos e governadores a redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - que consome atualmente 2%, em média, do valor da compra - e das despesas em cartórios. Juntos, os dois itens representam 5% da operação de venda do imóvel. Também está na mesa a possibilidade de os municípios cortarem a alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) para projetos de casa popular, a exemplo do pedido para que os estados reduzam o ICMS para materiais de construção.

As ações poderão integrar o pacote habitacional que vem sendo costurado pelo governo desde o fim de novembro e que deve sair dia 18. Para tratar do tema, o Palácio do Planalto tem agendada para esta terça-feira reunião dos ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Fazenda, Guido Mantega, com os governadores Sérgio Cabral, do Rio; Aécio Neves, de Minas Gerais; José Serra, de São Paulo; e Roberto Requião, do Paraná.

O objetivo da ampliação do leque de medidas é garantir a meta de construção de um milhão de moradias no biênio 2009/2010 , reafirmada nesta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que admitiu ser um desafio. Mesmo assim, Lula garantiu que o projeto vai oferecer as casas mais baratas e de melhor qualidade já feitas no país.


Fonte: Site do O Globo Online - 02/03/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.