Clipping - DCI/São Paulo - Estelionatários aplicam golpes em São José dos Campos/SP

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - A Associação Comercial de São José dos Campos alerta de um golpe de cobrança indevida que tem sido aplicado em empresários da cidade e região. Estelionatários alegam falsa dívida para convencer as vítimas.

Em Caçapava, uma comerciante depositou R$ 606 na conta dos estelionatários. Outra foi surpreendida com uma ligação. Do outro lado da linha, uma pessoa, que se apresentou como funcionária de um cartório de protestos de São Paulo, comunicou que ela tinha uma dívida. "No mesmo dia paguei e enviei um fax. Depois fiquei sabendo que era golpe", lamenta a empresária.

Os cartórios de protestos não têm como procedimento telefonar ou mandar e-mails para fazer cobranças. Isso se faz por meio de correspondência entregue pessoalmente por funcionário identificado. Ainda assim, se o devedor não for encontrado, o nome dele será publicado em um edital e depois, veiculado em um jornal da cidade. E o importante é que o pagamento de dívidas protestadas somente é feito no cartório.

Em São José, o cartório de protestos é freqüentemente procurado por pessoas que receberam cobrança indevida por telefone. O tabelião substituto Wellington Luiz Soares orienta quem tenha dúvidas a ligar para o cartório de São Paulo, onde haverá informações sobre a existência da dívida. Com informações do VNews.


Fonte: Site do DCI - Diário Comércio, Indústria e Serviços - 17/07/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.