Clipping Cobrança fraudulenta - Cai quadrilha paulista

Grupo de estelionatários aplicava golpe em empresas devedoras de títulos protestados, usando o nome da Corregedoria de Justiça de Minas. Prejuízo é estimado em R$ 500 mil

Estelionatários paulistas que agiam em Belo Horizonte vinham usando o nome da Corregedoria Geral de Justiça de Minas para aplicar golpes, que resultaram em prejuízo de, pelo menos, R$ 500 mil a empresas devedoras de títulos levados a protesto. Seis suspeitos foram presos e dois são procurados. As investigações da Delegacia de Investigação de Fraude começaram em janeiro, mas suspeita-se que o bando agia desde 2008. Havia ainda ligação dos criminosos com outra quadrilha, especializada em confeccionar talões de cheque em nome de terceiros, para depósitos em contas bancárias de “laranjas”.

De acordo com o delegado Denilson dos Reis Gomes, a Polícia Civil foi alertada pelo Tribunal de Justiça, em janeiro, pedindo para apurar ações em que estelionatários se apresentavam em nome da instituição, como se fossem funcionários de cartórios de protesto de títulos e documentos de Belo Horizonte. “Eles abordavam devedores de títulos, que foram levados a protesto, passando-se por funcionários do Cartório Centralizado de Cobrança, órgão que não existe. Eles avisavam aos devedores que o título estava lá para ser protestado até ao meio-dia daquela data. A vítima, que já sabia que o título tinha sido levado a protesto, quitava o valor, desesperada. Para isso, os golpistas solicitavam um endereço de e-mail para o envio de formulário autorizando o pagamento, contendo timbre da Corregedoria de Justiça e, inclusive, o brasão da República”, conta o delegado.

Os dados dos títulos de cobrança eram verdadeiros, extraídos de notificações publicadas em jornais. “Os golpistas chegaram a assinar um determinado jornal e faziam o acompanhamento on-line. Tinham acesso privilegiado e rápido. Tão logo esses títulos eram levados a protesto, eles faziam contato, via telefone, com as vítimas, que, na verdade, acabaram pagando a dívida em dobro”, disse Denilson. No formulário enviado por e-mail, constava o número da conta bancária para depósito do dinheiro. Os 17 “laranjas” já identificados recebiam de 20% a 40% do valor depositado. Os estelionatários faziam os saques instantaneamente.

As investigações se concentraram em Belo Horizonte, mas o bando também agia em Salvador (BA), Brasília (DF) e Cuiabá (MT), entre outras capitais. A polícia mineira acabou chegando a uma segunda quadrilha, mas por meio de um ponto em comum dos fraudadores. Um deles, Amauri Pontenciano Wilson, de 27 anos, se passava por tabelião responsável. “Vimos que ele emprestou sua conta bancária a outras quadrilhas que fabricavam cheques de terceiros, preenchidos e depositados em contas de laranjas. No dia seguinte, a quadrilha ia com cartões e senhas sacar o dinheiro. Os valores eram baixos, para que pudessem retirá-los em caixas eletrônicos”, detalhou o delegado.

Mais bandos Daniel Dantas Afonso, de 46 anos, Marcos Pires Lopes, de 30, Amauri Pontenciano Wilson, de 27, Roseli Borges Raposo, de 46, Elen Rúbia de Caldas, de 26, e Eliana Pedrosa, de 46, foram presos em São Paulo por policiais mineiros. Se condenados, podem pegar de três a 13 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato e falsidade ideológica. Outros dois suspeitos, Francisco Evaristo Lima e José Maria Malacrida, são procurados. Amauri tinha passagem pela polícia por assalto e, Marcos, receptação.

A polícia mineira já sabe da atuação paralela de outras quadrilhas – concorrentes da que foi desarticulada. “Acreditamos que elas praticam outros golpes, não somente na fabricação de cheques, mas de pagamento de boletas. Não tivemos ainda como aprofundar as investigações, mas eles fazem pagamentos de títulos com cheques fraudados”, disse Denilson. Os cheques falsificados tinham dados corretos dos correntistas lesados, inclusive os códigos de barra, enganando até mesmo os bancos. “Eles conseguiam informações bancárias privilegiadas, mas como eles obtinham isso ainda não sabemos”.

Com os suspeitos foram apreendidos dois notebooks, agendas, cinco celulares, vários chips, 784 folhas de cheques confeccionadas pelo bando, tintas especiais para a impressão do material, cartões bancários e de crédito, além de uma máquina para débitos e duas canetas microcâmeras.


Fonte: Jornal "Estado de Minas" - MG - 10/09/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.