Mais cinco municípios mineiros serão atendidos pela caravana da documentação básica

O Programa Travessia, do Governo de Minas, dá início a mais uma etapa da ação que leva documentação civil básica aos moradores em situação de vulnerabilidade social dos municípios atendidos pelo programa. Cerca de 2.500 pessoas das cidades de Serra dos Aimorés, Ouro Verde de Minas, Frei Gaspar, Novo Belém e São João do Manteninha terão a oportunidade de adquirir carteira de identidade, certidões de nascimento, de casamento e de óbito. A ação começa nesta quinta-feira (16) e vai até o dia 23 de abril.

Os documentos são indispensáveis para que a população atendida tenha acesso às ações do programa, como cursos de qualificação e políticas socioassistenciais. Será a segunda etapa da ação. A estimativa é de que 12 mil pessoas dos 35 municípios que o programa atua, tenham acesso à documentação básica, até dezembro deste ano.

Os municípios de Águas Formosas, Joáima, Palmópolis, Santa Helena de Minas, Bertópolis e Umburatiba foram atendidos na primeira etapa, realizada em março. A iniciativa tem a parceria das prefeituras, Uai Móvel, postos do Sine e Recivil.

Em maio serão atendidas pela equipe do programa as seguintes comunidades Caraí (15), Catuji (16), Itaipé (17), Novo Oriente de Minas (19) e Pavão (20). Antes de iniciar a caravana da documentação, foi realizado um levantamento das demandas dos municípios e desenvolvida ações para mobilizar a população. Um panfleto com todas as informações sobre a iniciativa explicando a importância dos documentos foi distribuído nas comunidades.

Travessia


O Travessia é um dos programas estruturadores do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), priorizando seis áreas de atuação: saneamento, intervenções urbanas, saúde, gestão social, educação e renda.

O programa foi lançado em 2008 e, em seu primeiro ano de atividade, atendeu cinco cidades: Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Setubinha e Franciscópolis, no Vale do Mucuri, Jampruca e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Neste ano foi expandido para mais 35 municípios, beneficiando cerca de 338 mil pessoas. O investimento do Governo de Minas para este ano é de R$ 190 milhões.


Fonte: Site da Agência Minas - 15/04/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.