Incra promete emitir em 30 dias certificados para processos

Órgão admite que está sem condições de entregar documento, mas garante reverter quadro.

O superintendente do Incra no Espírito Santo, Gerônimo Brumatti, admitiu que o órgão não está em condições de emitir a certificação dos trabalhos de georreferenciamento. Garantiu, entretanto, que dentro de 30 trinta dias será iniciada a emissão das certificações. Ele, que assumiu o cargo há 20 dias, explicou que ainda está tomando pé da situação do órgão.

Para fazer a certificação, o Incra terá que adquirir vários equipamentos e fazer o treinamento de funcionários. Até a próxima semana, explicou Brumatti, será instalado o programa que permitirá a interligação ao sistema em Brasília. No Incra, existem 12 processos de georreferenciamento aguardando a certificação.

O vice-presidente do Instituto de Registro de Imóveis do Brasil (Irib) e presidente da Associação dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Anoreg-ES), Helvécio Catello fez um alerta. Depois de vencidos os prazos para o georreferenciamento, o registro do imóvel fica bloqueado.

Com o bloqueio do registro, o imóvel não pode ser vendido, desmembrado, remembrado ou hipotecado. E sem a certIficação do Incra os cartórios não podem fazer o registro. Se algum funcionário tentar fazer o registro sem a certificação do instituto poderá ser exonerado da função, avisou.


Fonte: Site da ANOREG-BR - 15/06/2005